Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Rute | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11897 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1678-460x2019350409 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11897 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo explicitar as principais propriedades dos planos de texto de quatro artigos científicos produzidos em áreas disciplinares distintas (Ciências vs. Ciências Sociais e Humanas/ Humanidades), com vista a uma aplicação ao ensino de gêneros, no âmbito da promoção do letramento acadêmico e, mais especificamente, da didática dos gêneros. Privilegia-se o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart [1997] 1999, 2010), as propostas da escola de língua francesa da Linguística Textual (Adam 2001) e os princípios da Didática dos Gêneros (Schneuwly e Dolz 2004; Dolz e Gagnon 2008; Dolz 2011). Para tal, foi adotada uma abordagem descendente, partindo do social para os textos e privilegiando uma metodologia de análise qualitativa de cunho descritivo, de acordo com a qual se procedeu à análise comparativa das propriedades de quatro exemplares do gênero artigo científico, inscritos em diferentes áreas de investigação. Os dados obtidos mostram a grande flexibilidade do gênero artigo científico a nível do plano de texto, sendo evidenciadas diversas adaptações em função da área de investigação em que cada texto é produzido. | - |
Descrição: dc.description | This paper’s goal is to describe the text plans’ main properties of four research articles produced within different areas (Sciences vs. Social and Human Sciences/Humanities), in order to apply the results in genre teaching, within the fi elds of academic literacy and genre pedagogy. The adopted theoretical framework includes Sociodiscoursive Interactionism main assumptions (Bronckart [1997] 1999, 2010), French language school Text Linguistics’ proposals (Adam 2001), and Genre Didactic main principles (Schneuwly e Dolz 2004; Dolz e Gagnon 2008; Dolz 2011). A top-down approach was adopted, including a qualitative-descriptive analysis. It focused on four texts of the genre research article, which were produced within different disciplinary areas. Analyzed data show a signifi cant fl exibility of the research articles’ text plans. Several adaptations were identifi ed, which seem to be due to the research fi eld within which each text was produced, namely to their typical discourse practices. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Estratégico do CELGA-ILTEC, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (POCI-01-0145-FEDER-006986), cofinanciado pelo Governo de Portugal, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do COMPETE – Programa Operacional Conhecimento e Inovação (POCI). O trabalho é financiado por fundos nacionais portugueses, através da FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia, como parte do projeto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – UID/LIN/03213/2013. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | PUC-SP | - |
Relação: dc.relation | POCI-01-0145- FEDER-006986 | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT | - |
Relação: dc.relation | https://www.scielo.br/j/delta/a/jjTzPZxYvzB8PYHyT5Txtht/?lang=pt | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de texto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artigo científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia dos géneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Géneros académicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Text plan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research article | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genre teaching | - |
Título: dc.title | O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas | - |
Título: dc.title | The research article’s text plan: characterization and didactic perspectives | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: