Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Joana Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11895 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11895 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this paper is to present an ongoing research project on aca- demic genres. Following the framework of the “Interactionnisme Sociodiscursif” (Bronckart, 1996) and Text Linguistics contributions (Adam, 2001, 2008), the analysis relies on genre parameters, mechanisms of textual realization and genre markers (Coutinho & Miranda, 2009). Data from corpora are selected and organ- ized according to Adam’s genre criteria: enunciation (author’s stance and voice), pragmatic goals, compositional structure (text plan, sequence types); semantics (contents); stylistics (lexical selection and sentence structures); metatextual, peri- textual and material features (self-references, textual boundaries, formatting and editing devices). PhD dissertations, Master theses and abstracts are similar to already reported models (Swales, 2004; Hyland 2009; Martín-Martín, 2005 i.a.), but genre criteria show a wide variety of adjustments according to disci- plinary areas, institutional restrictions, individual choices and language con- straints. Evidence points to a Portuguese adaptation of international genres and to a dynamic discourse that may well reflect a changing paradigm in knowledge dissemination. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto Estratégico do CELGA-ILTEC, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (POCI-01-0145-FEDER-006986), cofinanciado pelo Governo de Portugal, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do COMPETE – Programa Operacional Conhecimento e Inovação (POCI) | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Edições Húmus | - |
Relação: dc.relation | POCI-01-0145-FEDER-006986 | - |
Direitos: dc.rights | restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Género académico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tese de doutoramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações de mestrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artigos científicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | PhD dissertations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Master theses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research articles | - |
Título: dc.title | Entre texto, género e discurso: um projeto de investigação no universo académico português | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: