Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Paulo Nunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11894-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21747/978-989-8969-20-0/linga13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11894-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, deu-se um significativo desenvolvimento no âmbito dos estudos sobre os géneros (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). Consequentemente, os Programas e Metas Curriculares da disciplina de Português do Ensino Básico e Secundário concedem já um lugar central aos géneros no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do artigo consiste em fundamentar e sistematizar um conjunto de ideias centrais acerca deste tema, para que os docentes de Português dos diversos ciclos de ensino procedam ao aproveitamento didático de algumas teorizações. É proposta uma abordagem didática dos géneros em que se articula uma classificação em tipos de discurso (jornalístico, literário, etc.) com a classificação em géneros (notícia, editorial; romance, conto; etc.). Parte- se, portanto, da caracterização das situações de comunicação em que os textos ocorrem para a explicitação das propriedades especificamente textuais.-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, several relevant studies have been published in the fi eld of text classifi cation, particularly on genre studies (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). As a result, in the offi cial documents that present the syllabus and the learning goals of Portuguese in Elementary and Secondary Education, genre is granted a central position. The main goal of this paper is to present and justify a set of central ideas on text classifi cations that may enable elementary and secondary teachers of Portuguese to adapt and to use them in the classroom. It proposes a didactic PAULO NUNES DA SILVA, CELGA-ILTEC / DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES, UNIVERSIDADE ABERTA (PORTUGAL). TIPOS DE DISCURSO E GÉNEROS: PARA UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INTEGRADA DE DUAS CLASSIFICAÇÕES TEXTUAIS TIPOS DE DISCURSO E GÉNEROS: PARA UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INTEGRADA DE DUAS CLASSIFICAÇÕES TEXTUAIS Paulo Nunes da Silva I 226 genre approach that combines two distinct text classifi cations – discourse types (journalistic, literary, etc.) and genres (news, editorial; novel, short story; etc.). Thus, it is argued that a genre didactic approach should start by characterizing the communicative situations in which texts occur and only then it should focus on describing the texts’ internal properties.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é financiado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/LIN/00022/2019.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCLUP-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2013/PT-
Relação: dc.relationhttps://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/17954.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectClassificações textuais-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade discursiva-
Palavras-chave: dc.subjectTipos de discurso-
Palavras-chave: dc.subjectGéneros-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedades externas-
Palavras-chave: dc.subjectpropriedades internas-
Palavras-chave: dc.subjectText typologies-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse community-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse types-
Palavras-chave: dc.subjectGenres-
Palavras-chave: dc.subjectExternal/internal properties-
Título: dc.titleTipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.