Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11894 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.21747/978-989-8969-20-0/linga13 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11894 | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos anos, deu-se um significativo desenvolvimento no âmbito dos estudos sobre os géneros (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). Consequentemente, os Programas e Metas Curriculares da disciplina de Português do Ensino Básico e Secundário concedem já um lugar central aos géneros no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do artigo consiste em fundamentar e sistematizar um conjunto de ideias centrais acerca deste tema, para que os docentes de Português dos diversos ciclos de ensino procedam ao aproveitamento didático de algumas teorizações. É proposta uma abordagem didática dos géneros em que se articula uma classificação em tipos de discurso (jornalístico, literário, etc.) com a classificação em géneros (notícia, editorial; romance, conto; etc.). Parte- se, portanto, da caracterização das situações de comunicação em que os textos ocorrem para a explicitação das propriedades especificamente textuais. | - |
Descrição: dc.description | In recent years, several relevant studies have been published in the fi eld of text classifi cation, particularly on genre studies (Adam & Heidmann 2007, Swales 2004, Maingueneau 2014). As a result, in the offi cial documents that present the syllabus and the learning goals of Portuguese in Elementary and Secondary Education, genre is granted a central position. The main goal of this paper is to present and justify a set of central ideas on text classifi cations that may enable elementary and secondary teachers of Portuguese to adapt and to use them in the classroom. It proposes a didactic PAULO NUNES DA SILVA, CELGA-ILTEC / DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES, UNIVERSIDADE ABERTA (PORTUGAL). TIPOS DE DISCURSO E GÉNEROS: PARA UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INTEGRADA DE DUAS CLASSIFICAÇÕES TEXTUAIS TIPOS DE DISCURSO E GÉNEROS: PARA UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INTEGRADA DE DUAS CLASSIFICAÇÕES TEXTUAIS Paulo Nunes da Silva I 226 genre approach that combines two distinct text classifi cations – discourse types (journalistic, literary, etc.) and genres (news, editorial; novel, short story; etc.). Thus, it is argued that a genre didactic approach should start by characterizing the communicative situations in which texts occur and only then it should focus on describing the texts’ internal properties. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é financiado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/LIN/00022/2019. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CLUP | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2013/PT | - |
Relação: dc.relation | https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/17954.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classificações textuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade discursiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tipos de discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Géneros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propriedades externas | - |
Palavras-chave: dc.subject | propriedades internas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Text typologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse community | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse types | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | External/internal properties | - |
Título: dc.title | Tipos de discurso e géneros: para uma abordagem didática integrada de duas classificações textuais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: