Polifonia na voz autoral: resumo e agradecimentos na tese de doutoramento

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Autor(es): dc.creatorSilva, Paulo Nunes da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Joana Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11893-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma análise contrastiva do parâmetro voz autoral em 100 resumos e 100 agradecimentos, textos dos géneros incluídos e contíguos em teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. Procurou-se identificar os mecanismos e as componentes que sustentam a voz autoral (Coutinho & Miranda, 2009; Adam, 2008), nas dimensões individual / coletiva e dialogal (Matsuda & Tardy, 2007; Tardy, 2012), relacionando-os com as práticas sociodiscursivas das diferentes comunidades (Hyland, 2003, Hyland & Tse, 2004). A análise privilegiou as entidades a quem se dirigem os textos de ambos os géneros e os motivos subjacentes à sua elaboração. Os resultados apontam para uma voz autoral polifónica (Bakhtin, 1986). No resumo, dirigido a uma comunidade profissional e académica, os autores seguem padrões textuais não marcados, de tipo coletivo, que também se encontram em outros géneros maiores, como a própria tese. A voz autoral adquire uma dimensão social, patente no uso de formas impessoais e de léxico especializado. Nos agradecimentos, os autores dirigem-se a pelo menos duas comunidades distintas: profissional e pessoal. Podem então identificar os destinatários através do uso de vozes diferentes, o que origina adaptação de modelos textuais através de mecanismos marcados e não marcados, como a oscilação entre formas impessoais e pessoais, os sentidos explícitos e implícitos, os usos especiais da pontuação e o humor. Esta pluralidade de vozes ou polifonia está presente tanto entre resumos e agradecimentos como no interior dos próprios agradecimentos, assinalando sempre a diferença entre as comunidades a quem se destinam os segmentos textuais. A polifonia constitui, portanto, um efeito da dimensão dialogal de ambos os géneros e confirma a importância da voz autoral enquanto parâmetro de género.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFLUP/CLUP-
Relação: dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2013/PT-
Relação: dc.relationhttps://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/16810.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGénero académico-
Palavras-chave: dc.subjectResumo-
Palavras-chave: dc.subjectAgradecimentos-
Palavras-chave: dc.subjectVoz autoral-
Palavras-chave: dc.subjectPolifonia-
Título: dc.titlePolifonia na voz autoral: resumo e agradecimentos na tese de doutoramento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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