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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Silva, Paulo Nunes da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Joana Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11893 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresenta uma análise contrastiva do parâmetro voz autoral em 100 resumos e 100 agradecimentos, textos dos géneros incluídos e contíguos em teses de doutoramento da Universidade de Coimbra. Procurou-se identificar os mecanismos e as componentes que sustentam a voz autoral (Coutinho & Miranda, 2009; Adam, 2008), nas dimensões individual / coletiva e dialogal (Matsuda & Tardy, 2007; Tardy, 2012), relacionando-os com as práticas sociodiscursivas das diferentes comunidades (Hyland, 2003, Hyland & Tse, 2004). A análise privilegiou as entidades a quem se dirigem os textos de ambos os géneros e os motivos subjacentes à sua elaboração. Os resultados apontam para uma voz autoral polifónica (Bakhtin, 1986). No resumo, dirigido a uma comunidade profissional e académica, os autores seguem padrões textuais não marcados, de tipo coletivo, que também se encontram em outros géneros maiores, como a própria tese. A voz autoral adquire uma dimensão social, patente no uso de formas impessoais e de léxico especializado. Nos agradecimentos, os autores dirigem-se a pelo menos duas comunidades distintas: profissional e pessoal. Podem então identificar os destinatários através do uso de vozes diferentes, o que origina adaptação de modelos textuais através de mecanismos marcados e não marcados, como a oscilação entre formas impessoais e pessoais, os sentidos explícitos e implícitos, os usos especiais da pontuação e o humor. Esta pluralidade de vozes ou polifonia está presente tanto entre resumos e agradecimentos como no interior dos próprios agradecimentos, assinalando sempre a diferença entre as comunidades a quem se destinam os segmentos textuais. A polifonia constitui, portanto, um efeito da dimensão dialogal de ambos os géneros e confirma a importância da voz autoral enquanto parâmetro de género. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | FLUP/CLUP | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FLIN%2F04887%2F2013/PT | - |
Relação: dc.relation | https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/16810.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Género académico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agradecimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz autoral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polifonia | - |
Título: dc.title | Polifonia na voz autoral: resumo e agradecimentos na tese de doutoramento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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