Do saber ao poder: estruturas retóricas e planos de texto nas introduções de teses de doutoramento

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Paulo Nunes da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Joana Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11892-
Descrição: dc.descriptionA estrutura retórica dos textos é um lugar privilegiado de cruzamentos entre discurso e poder, especialmente se ancorada na autoridade do conhecimento científico. Os textos académicos, veículos desse conhecimento e exemplares de géneros com pendor argumentativo, são, assim, construções discursivas do saber nas quais se intersectam vetores de poder. Neste aspeto, a introdução, género incluído de géneros maiores (RASTIER, 1989), é um texto académico decisivo pela posição de abertura, que lhe confere carácter programático de criação do espaço de investigação. Também explana os conteúdos e o plano de texto (ADAM, 2002), legitima a pesquisa, demonstra inovação e projeta a autoridade científica do autor perante uma comunidade de pares (SWALES, 2011). Dentro destes pressupostos, uma análise contrastiva das Introduções de dez teses de doutoramento em Ciências e dez em Ciências Sociais e Humanas/Humanidades da Universidade de Coimbra (2003-2012) mostra assimetria no que toca aos movimentos retóricos de delimitação da área e nicho da investigação (BUNTON, 2002), e semelhança em padrões de articulação de passos (acoplagem, interrupção e entrelaçamento). Tanto assimetria como semelhança resultam da seleção estratégica de componentes distintas do saber para a construção da autoridade científica, o que valida e reconfigura práticas sociodiscursivas específicas destas áreas disciplinares (BRONCKART, 1996).-
Descrição: dc.descriptionThe rhetorical structure of texts is a privileged locus where discourse meets power, especially when that structure draws its authority from scientific knowledge. As argumentative genre samples that convey knowledge, academic texts are discoursive artefacts at croassroads between different sources of power. The introduction, which is an included genre of more extensive genres (RASTIER, 1989), is a crucial academic text due to its opening position. It creates a research space, presents the dissertation's contents and text plan (ADAM, 2002), justifies the research, points out its iŶŶoǀatioŶ aŶd highlights the authoƌ͛s sĐieŶtifiĐ authoƌitLJ aŵoŶgst his/heƌ peeƌ-community (SWALES, 2011). Within this general background, this chapter sets forth a contrastive analysis of the introductions in ten Sciences PhD dissertations and ten Social Sciences and Humanities PhD dissertations presented at the University of Coimbra (2003-2012). These introductions show an asymmetry in rhetorical moves such as establishing a territory and occupying the niche (BUNTON, 2002). They also exhibit similar patterns of steps such as pairing, weaving and interruption. Both asymmetry and patterns are a result of strategic selections of contents that build up scientific authority. This validates and reshapes sociodiscoursive practices of specific disciplinary areas (BRONCKART, 1996).-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Paulistana-
Relação: dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-006986-
Relação: dc.relationhttps://cied.fflch.usp.br/sites/cied.fflch.usp.br/files/u31/AQUINO%3B%20GON%C3%87ALVES-SEGUNDO%3B%20PINTO.%20O%20poder%20do%20discurso%20e%20o%20discurso%20do%20poder.%20Volume%202.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGénero académico-
Palavras-chave: dc.subjectTese de doutoramento-
Palavras-chave: dc.subjectIntrodução-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de texto-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento retórico-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic genre-
Palavras-chave: dc.subjectPhD dissertation-
Palavras-chave: dc.subjectIntroduction-
Palavras-chave: dc.subjectText plan-
Palavras-chave: dc.subjectRhetorical moves-
Título: dc.titleDo saber ao poder: estruturas retóricas e planos de texto nas introduções de teses de doutoramento-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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