Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Abelha, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11890 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3389/feduc.2022.868481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11890 | - |
Descrição: dc.description | In the context of schools’ growing autonomy, external evaluation mechanisms, including External Evaluation of Schools (EES), are increasingly central to educational policies. This paper is based on the documentary analysis of all reports of the third cycle of EES in Portugal (77 reports), focusing on two of the sections of those reports— the strengths and areas for improvement identified in them. The analysis intends to uncover the areas EES is currently stressing as relevant to assess schools’ quality and identify tendencies across years of implementation and territorial areas (TAs). The results identify some impacts from the TAs, highlighting the effects of the agents interpreting and implementing the policies. Some areas are highlighted as critical—such as the impact of self-evaluation, management, curriculum management, supervision and accompaniment of teaching practices, evaluation, pedagogical practices, or the analysis and improvement of the results. These areas are aligned with broader educational policy priorities. | - |
Descrição: dc.description | This manuscript was funded by national funds through the FCT—Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the scope of project PTDC/CED-EDG/30410/2017, and of the projects UIDB/04372/2020 and UIDP/04372/2020. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Frontiers | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30410%2F2017/PT | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT | - |
Relação: dc.relation | https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2022.868481/full?&utm_source=Email_to_authors_&utm_medium=Email&utm_content=T1_11.5e1_author&utm_campaign=Email_publication&field=&journalName=Frontiers_in_Education&id=868481 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | External evaluation of schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | School improvement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strengths | - |
Palavras-chave: dc.subject | Improvement opportunities | - |
Palavras-chave: dc.subject | School autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Schools’ strengths and areas for improvement: perspectives from external evaluation reports | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: