Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Célia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11887 | - |
Descrição: dc.description | Assistimos hoje a uma sociedade caracterizada por fenómenos migratórios frequentes, pautada por interações de diversas culturas, línguas ou religiões. Esta diversidade de culturas presente na sociedade atual provoca efeitos nos contextos educativos, com realidades cada vez mais heterogéneas. Refletindo sobre esta realidade, torna-se necessário atuar no sentido da integração da diversidade cultural, de uma forma positiva, logo a partir do jardim-de-infância. Surge a necessidade de adequar a formão dos educadores de infância, de reestruturar medidas e políticas educativas e transferi-las para os contextos educativos, tornando-os mais responsivos aos desafios colocados pela diversidade cultural. A presente investigação estuda as conceções de um grupo de educadoras de infância, em relação à educação intercultural e à literatura infantil enquanto recurso de apoio a uma abordagem intercultural, assim como as suas práticas educativas. Pretendemos explorar as relações entre suas perspetivas e as práticas, dando ênfase aos relatos descritos pelas mesmas. Os dados analisados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, de registos de observarão e de narrativas reflexivas. Verificou-se que as conceções das educadoras destacam a importância da educação intercultural enquanto nas práticas educativas revelam pouca intencionalidade. Considera-se que os resultados obtidos permitem contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as práticas de educação intercultural na educação pré-escolar, com recurso à literatura infantil, sem pretender elaborar generalizações. | - |
Descrição: dc.description | We are currently witnessing a society characterized by frequent migratory phenomena, marked by interactions of different cultures, languages or religions. This cultural diversity in today's society affects the educational contexts, with increasingly heterogeneous realities. Reflecting on this reality, it’s necessary to act towards the integration of cultural diversity, in a positive way, right from kindergarten. This raises the need to adapt the training of kindergarten teachers, restructure educational actions and policies and move them to educational contexts, making them more responsive to the challenges posed by cultural diversity. This investigation studies the conceptions of a group of kindergarten teachers, regarding intercultural education and children's literature as a resource to support an intercultural approach, as well as their educational practices. We intend to explore the relationships between their perspectives and practices, mainly based on the reports they describe. The data analysed was collected through semi-structured interviews, running records and reflective accounts. It was found that the teachers’ conceptions highlight the importance of intercultural education while in educational practices they reveal little intentionality. It’s considered that the results obtained contribute to improving knowledge about the practices of intercultural education in pre-school education, using children's literature, avoiding any generalizations. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pré-escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pre-school education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | A educação intercultural e a literatura infantil: perspetivas e práticas na educação infantil: estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: