Mudança educacional e liderança: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulão, Fátima-
Autor(es): dc.creatorFerro, Amadeu Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11886-
Descrição: dc.descriptionNo contexto do sistema de acreditação gerido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), surgiu um processo de mudança no que concerne às Licenciaturas em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e Análises Clínicas e Saúde Pública. Desta forma, tornou-se viável, disponibilizar uma nova oferta letiva na Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) que conglutina as duas licenciaturas anteriormente referidas. Seis instituições de ensino superior público submeteram a acreditação ciclos de estudos em CBL e todas obtiveram acreditação junto da A3ES. Este trabalho tem como principal finalidade conhecer e interpretar a criação desses seis cursos, identificando facilitadores, vantagens, heurísticas desenvolvidas pelos líderes e as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Foi seguida uma metodologia de estudo de caso único incorporado, descritivo e ideográfico. Os participantes foram os coordenadores dos ciclos de estudos em CBL das seis instituições já referidas. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas e recolha documental. Os dados das entrevistas foram tratados com recurso a análise temática, tendo-se criado diversos mapas de análise que sustentaram a interpretação. Os resultados obtidos foram muito vastos e permitiram sustentar que um dos principais motivos que levou à criação do ciclo de estudos foi a emissão do “1.º Relatório sobre propostas de “agregação/fusão”” pela A3ES, associado ao reconhecimento oficial dos diplomados como legítimos detentores da dupla titulação profissional em ACSP e em APCT. Como principais heurísticas surgiram: a nomeação de comissões multidisciplinares e experientes para criar o ciclo de estudos ou a tomada de decisão por consenso. Pela negativa destacou-se a não utilização de stakeholders externos. Em termos de facilitadores, as estruturas internas (matricial ou departamento por produto) encontram pontos positivos e negativos em várias narrativas dos participantes. Também a facilidade de constituição de recursos docentes ou locais de estágios não foi igual em todas as instituições. A análise SWOT elenca muito mais Forças e Oportunidades do que Fraquezas e Ameaças. Em jeito de balanço final todos os participantes avaliaram, na globalidade, a criação do ciclo de estudos como positiva.-
Descrição: dc.descriptionIn the context of the accreditation system managed by the Assessment and Accreditation Agency for Higher Education (A3ES), a process of change has emerged regarding the degrees in Pathological Anatomy, Cytology and Thanatology and Clinical Analysis and Public Health. Thus, it became feasible to provide a new educational offer in the Degree in Biomedical Laboratory Sciences (BLC) that brings together the two degrees mentioned above. Six public higher education institutions have submitted BLC study cycles for accreditation, and all obtained accreditation from the A3ES. The main purpose of this work is to understand and interpret the creation of these six courses, identifying facilitators, advantages, heuristics developed by leaders and their strengths, weaknesses, opportunities and threats. An embedded, descriptive and ideographic single case study methodology was followed. The participants were the coordinators of the study cycles in BLC of the six institutions. Semi-structured interviews and documentary collection were used. Interview data were treated using thematic analysis, and several analysis maps were created to support interpretation. The results obtained were very broad and allowed us to sustain that one of the main reasons that led to the creation of the study cycle was the issue of the "1st Report on "Aggregation/Merger" proposals" by A3ES associated with the official recognition of graduates as legitimate holders of double professional titles in ACSP and APCT. The main heuristics that emerged were the appointment of multidisciplinary and experienced commissions to create the study cycle or decision-making by consensus. On the negative side, the non-use of external stakeholders was highlighted. In terms of facilitators, the internal structures (matrix or department by product) found positive and negative points in several of the participants' narratives. In addition, the ease of setting up teaching resources or internship locations was not the same in all institutions. The SWOT analysis lists more strengths and opportunities than weaknesses and threats. By way of a final balance all the participants evaluated the creation of the study cycle as positive overall.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInovação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCiências biomédicas laboratoriais-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovation-
Palavras-chave: dc.subjectEducational leadership-
Palavras-chave: dc.subjectBiomedical laboratory sciences-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleMudança educacional e liderança: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em Portugal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.