Artefacto sopro: um quase-medium: a condição da interface tecnológica nas práticas artísticas interativas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Bruno Mendes da-
Autor(es): dc.contributorTavares, Mirian Nogueira-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Pedro Luís Lopes Pais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11855-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11855-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o interesse declarado nas práticas artísticas que resultam de uma nova techné que o digital vem estimulando, um saber fazer que parece intensificar uma deriva medial e induzir os artistas a conceberem os seus próprios meios, este trabalho apresenta, como propósito principal, analisar a condição da interface tecnológica na obra artística interativa artefacto Sopro. O argumento deste exercício, de carácter teórico-prático, constrói-se na confluência entre uma produção tecnológica e uma estratégia de subversão, ancorada no desenvolvimento de um artefacto que incorpora uma interface acionada pelo sopro do interator. Assim, de um modo mais específico, contextualiza-se o artefacto Sopro, descrevese a sua conceção, o seu processo de transformação, questiona-se a sua potencial medialidade e especula-se sobre a singularidade da sua interface, que emerge da experiência estética interativa proporcionada ao espetador. A sua operatividade invulgar afasta-se da ordem do funcional para se aproximar da ordem do performativo, em resultado duma programação que explora simultaneamente a resistência do dispositivo ao sopro do interator e a própria falha técnica, tornando a interface evidente. Neste contexto medial, propõe-se a categorização do artefacto Sopro como um quase-medium: aquele que além de traduzir o sopro do interator em dados numéricos, pode acolher e transmitir um qualquer conteúdo audiovisual, mas que não se recolhe no ato de transmissão, que se revela juntamente com o que desvela.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the stated interest in artistic practices that result from a new techné that is being stimulated by digital technology, a know-how that seems to intensify a medial drift and induce artists to conceive their own means, the main purpose of this work is to examine the condition of the technological interface in the interactive artistic work, the artefact Sopro. The argument of this theoretical and practical exercise is built on the confluence between a technological production (poiesis) and a strategy of subversion anchored in the development of an artefact that incorporates an interface triggered by the interactor's breath. Thus, in a more specific way, we contextualize the artefact Sopro, describe its conception and transformation process, question its potential mediality and speculate upon the singularity of its interface, which emerges from the interactive aesthetic experience provided to the viewer. Its unusual operability moves away from the order of the functional towards the order of the performative, as a result of a programming that simultaneously explores both the resistance of the device to the interactor's breath and the technical failure itself, thus making the interface to reveal itself. In this medial context, we propose the categorization of the artefact Sopro as a quasi-medium: the one that, besides translating the interactor's breath into numerical data, can receive and transmit any audiovisual content, but that doesn´t conceal itself [selfneutralize] in the act of transmission: rather, it reveals itself together with what it unveils.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArtefactos-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-arte-
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade-
Palavras-chave: dc.subjectMedialidade-
Palavras-chave: dc.subjectArtefact-
Palavras-chave: dc.subjectInterface-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-arte-
Palavras-chave: dc.subjectInteractivity-
Palavras-chave: dc.subjectMediality-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleArtefacto sopro: um quase-medium: a condição da interface tecnológica nas práticas artísticas interativas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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