Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Antão, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Carla Aurélia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-01T13:01:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-01T13:01:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11852 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.21814/diacritica.601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11852 | - |
Descrição: dc.description | Atendendo ao caráter não universal da delicadeza ou à sua flutuação cultural, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de estudantes específico de Português Língua Não Materna quanto às estratégias de delicadeza usadas em atos ilocutórios com uma dimensão diretiva, assim como o uso das formas de tratamento em língua portuguesa. Na análise sociolinguística dos estudantes, destacamos fatores característicos do grupo em observação, como o multilinguismo, a proximidade das línguas românicas e o fator idade. | - |
Descrição: dc.description | This study examines how a group of students usesPortuguese as a non-native language, in relation to the politeness strategies used in directive illocutionary acts, as well as the use of social etiquette strategies or forms of treatment in Portuguese. This is in the context of the non-universal nature of politeness, and how it changes across different cultures. In the sociolinguistic analysis of students’ work, we highlighted characteristic factors of the group under observation, such as multilingualism, theproximity of Romance languages and age. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Diacrítica. Revista do Centro de Estudos Humanísticos | - |
Relação: dc.relation | http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/601/209 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atos diretivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formas de tratamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Delicadeza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português língua não materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Directive illocutionary acts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forms of treatment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politeness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese non-native language | - |
Título: dc.title | A delicadeza e as formas de tratamento em português língua não materna: um estudo de caso numa sociedade bilingue em Espanha | - |
Título: dc.title | Politeness and forms of treatment in portuguese as a non-native language: a case study ina a bilingual society | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: