Avaliação por competência nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorMáximo, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:01:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:01:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11838-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11838-
Descrição: dc.descriptionA avaliação por competência é uma componente determinante no processo de Ensino e Aprendizagem, com maior razão nas instituições do Ensino Técnico Profissional onde forjam os alunos para o saber fazer. Ao ser verdade, esta prática de avaliação exige de quem avalia uma série de indicadores que acompanham este processo. E, esses indicadores devem estar expressos nas tipologias de instrumentos de avaliação que por sua vez acompanham os vários desempenhos de quem é avaliado. Como é do conhecimento de muitos que trabalham na área da educação, a atribuição de notas (avaliação sumativa), muitas vezes sem critérios claros, tem definido a aprovação ou reprovação de muitos alunos. Na verdade, muitos dizem que avaliam, mas poucos sabem o que avaliam de fato e porquê avaliam, isto por não terem claro os objectivos ou resultados que pretendem alcançar. Segundo Sacristán et. al. (2011, p.233), a avaliação “deve estar ao serviço de quem aprende e, ao fazê-lo, simultaneamente estará ao serviço de quem ensina. Os dois serão os beneficiados directos da acção pedagógica”. Com a reforma do ensino técnico profissional em Moçambique em 2006, pretendia-se responder as exigências do mercado de trabalho, formando técnicos competentes nas áreas específicas do saber fazer. Em resposta a este projecto da reforma, foi confiado ao Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), uma Instituição vocacionada a formação de formadores, formadores estes que já trabalham há bastante tempo nas instituições do Ensino Técnico Profissional para melhorar a qualidade de ensino, migrando do modelo de ensino disciplinar, para o baseado em padrões de competências, que pela exigência do processo, a componente avaliação por competências promove melhores resultados. Daí o tema desta pesquisa, Avaliação por competências nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco. Como objectivo, analisou-se como é feito esse processo de avaliação por competência nas instituições do Ensino Técnico Profissional; e assim identificaram-se os instrumentos de avaliação e os factores que influenciam na aplicação da avaliação por competência no Instituto Superior Dom Bosco. Foram inqueridos, no contexto da COVID-19, por isso com recurso aos formulários electrónicos, 16 professores e 86 alunos, todos estes das áreas técnicas, especificamente da Electricidade e Mecânica. Foram mesmo os constrangimentos da COVID-19, referenciados no trabalho que de alguma forma condicionou a fidelização da amostra inicial do projecto aprovado nas turmas do 3º e 4º anos respectivamente. De um modo geral os resultados mostraram que a avaliação por competência através das funções, dos instrumentos e dos factores de aplicação são aplicados com responsabilidade no ISDB, contudo, prevalece a necessidade de melhorar cada vez mais o comprometimento dos principais actores (professores e alunos), tendo como base as características de cada formando no processo formativo.-
Descrição: dc.descriptionThe competence assessment is a determining component in the Teaching and Learning Process, with more emphasis in the professional technical education institutions where students are trained in the know-how. Being true, this practice of assessment demands, from who assesses, a series of indicators that accompany this process. And, these indicators must be expressed in the types of the assessment instruments which in turn accompany the various performances of those who are assessed. As it is known by many people who work in the area of education, the marks attribution (summative evaluation), many times with no clear criteria, has defined many students’ approval or failing. Actually, many people say that they assess, but few people know what they assess in fact and why they assess, this is due to the lack of clear objectives or the results that they pretend to reach. According to Sacristán et. al. (2011, p.233), “the assessment must be in the service of who learns and, by doing so it will simultaneously be in the service of who teaches. Both will be direct beneficiaries of the pedagogic action.” With the reform of professional technical education in Mozambique in 2006, it was intended to respond the demands of the labor, training competent technicians in specific areas of know-how. In response to this project of reform, it was entrusted Instituto Superior Dom Bosco (ISDB), an institution dedicated to training of trainers, who has been working for long time in professional and technical education institution to improve the education quality, moving from the disciplinary teaching approach to the one based on the competence standards, which by the process market demand, the competence assessment component promotes better results. That is the reason of the topic Competence Assessment in the Professional Schools/Institution in Mozambique: Study realized at Instituto Superior Dom Bosco. As the objectives, it is intended to eximane how this process of competence assessment is done in the professional technical institution, identify the assessment instruments and the factors that influence the competence assessment application at Instituto Superior Dom Bosco, It was previewed to be interviewed, before Covid19 outbreak, 16 teachers and 86 students, all of them belonging to technical areas, specifically in the Electrical and Mechanical areas. But due to the Covid19 constraints it was not possible to collect data from all these people, with great focus on students and, this time, not only year 3 and 4 students and teachers were interviewed, so the sample could be more approximate to the representativeness. Thus, as results of this study it shows that at ISDB the competence assessment is being done as function, tools and factors responsibly, although commitment within the main actors (trainers and trainees) are still hinder its success.-
Descrição: dc.descriptionA investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado insere-se no tema de investigação A. Supervisão e Desenvolvimento Profissional, do Mestrado em Supervisão Pedagógica-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Superior Dom Bosco-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de competências-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectCompetence assessment-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment instruments-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional technical education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAvaliação por competência nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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