Liderança, fatores demográficos e profissionais: seu impacto na motivação: o caso da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade

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Autor(es): dc.contributorSilva, Victor Paulo Gomes da-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Cláudia Andreia Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:00:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:00:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11792-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11792-
Descrição: dc.descriptionA motivação no trabalho e a liderança têm vindo a ser apresentadas como variáveis centrais na vida organizacional. A presente dissertação visa contribuir para o melhor conhecimento desta realidade, focalizando-se na análise de fatores de motivação dos docentes da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade (EBSDA). Apesar da relevância do tema, quase não existem estudos sobre esta temática aplicados aos estabelecimentos de ensino público na Região Autónoma da Madeira (RAM), uma lacuna que urge preencher, a fim de melhorar a gestão das respetivas instituições escolares. Em termos metodológicos, esta dissertação constitui um estudo de caso. Foi aplicado um inquérito por questionário, constituído por questões fechadas, ao qual responderam 63 docentes (n = 63) do respetivo estabelecimento de ensino público; e o tratamento estatístico teve como componente descritiva e outra inferencial. Após o tratamento estatístico dos dados recolhidos, os resultados apontam no sentido de os gestores das escolas públicas terem nas suas mãos um instrumento que poderá elevar a motivação dos docentes e, consequentemente melhorar o seu desempenho profissional. Em termos gerais, os respondentes consideram que os estilos de liderança autoritário e democrático – principalmente este - influenciam positivamente a sua motivação laboral. Os resultados também apontam que os docentes com mais idade (entre 36 a mais de 45 anos), apenas atribuíram mais importância a um item dos fatores motivacionais intrínsecos em relação aos docentes de menor idade (entre menos de 25 a 35 anos). Finalmente, os docentes do género feminino da EBSDLA apenas deram maior importância, face aos do género masculino, a dois dos fatores motivacionais extrínsecos. Em suma, podemos afirmar que os fatores motivacionais variam muito escassamente consoante o grupo etário e o género dos docentes da EBSDLA; não se verificando qualquer variação consoante a antiguidade profissional.-
Descrição: dc.descriptionWork motivation and leadership have been presented as central variables in organizational life. This dissertation aims to contribute to a better understanding of this reality, focusing on the analysis of factors of motivation of the teachers of the Basic and Secondary School Dona Lucinda Andrade (EBSDA). Despite the relevance of the theme, there are almost no studies on this theme applied to public education establishments in the Autonomous Region of Madeira (RAM), a gap that needs to be filled in order to improve the management of the respective school institutions. In methodological terms, this dissertation constitutes a case study. A questionnaire survey, consisting of closed questions, was applied to a sample of 63 teachers (n = 63) from the respective public school and the statistical treatment had a descriptive and an inferential component. After the statistical treatment of the data collected, the results point to the fact that public school managers have in their hands an instrument that can increase the motivation of teachers and, consequently, improve their professional performance. In general terms, respondents consider that authoritarian and democratic leadership styles - especially this one - positively influence their work motivation. The results also point out that older teachers (between 36 to over 45 years old), only attributed more importance to one item of intrinsic motivational factors in relation to younger teachers (between less than 25 to 35 years old). Finally, EBSDLA female teachers have only given greater importance, compared to male ones, to two of the extrinsic motivational factors. In short, we can say that motivational factors vary very little according to the age group and gender of EBSDLA teachers; there is no variation depending on professional seniority.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade (EBSDLA)-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectGestão-
Palavras-chave: dc.subjectMadeira-
Palavras-chave: dc.subjectDona Lucinda Andrade Elementary and Secondary School (EBSDLA)-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation-
Palavras-chave: dc.subjectLeadership and management-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleLiderança, fatores demográficos e profissionais: seu impacto na motivação: o caso da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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