Clima organizacional e comprometimento nas instituições de ensino profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Anabela-
Autor(es): dc.creatorBranco, Maria dos Anjos Dias Ramalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-01T13:00:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-01T13:00:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11780-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11780-
Descrição: dc.descriptionA sociedade em que vivemos é caracterizada pela globalização, rapidez de informação e competitividade. Neste sentido, as organizações, incluindo as escolas, quando valorizam o capital humano, devem promover ambientes organizacionais positivos, nos quais os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados potenciando, assim, resultados mais satisfatórios. Foi exatamente com o objetivo de analisar o clima organizacional vivido nas instituições de ensino profissional portuguesas e a sua ligação com o comprometimento dos colaboradores, que realizamos esta investigação. Tratou-se de um estudo descritivo, exploratório, correlacional e transversal, de natureza quantitativa. A recolha de dados foi realizada com recurso a um protocolo constituído por duas escalas e um questionário sociodemográfico, aplicado a uma amostra não aleatória de conveniência constituída por 172 colaboradores de instituições de ensino profissional. Os resultados revelaram que a relação dos colaboradores com a sua instituição está, essencialmente, ancorada nos afetos, tendo sido mais valorizada a dimensão afetiva do comprometimento. Relativamente ao clima organizacional, os resultados revelaram a presença de todas as características do clima autentizótico sendo que as dimensões mais valorizadas foram as “Oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem” e “Comunicação aberta e franca com o superior”. Relativamente às variáveis sociodemográficas e a sua relação com o comprometimento, verificamos diferenças estatisticamente significativas com o estado civil, o tipo de contrato, a idade e o tipo de função. Relativamente ao clima organizacional autentizótico e as suas dimensões, encontramos correlações positivas entre a idade e a “credibilidade e confiança do superior” e “as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem”. Finalmente, no que diz respeito à correlação entre clima e comprometimento, verificamos que todas as dimensões do clima autentizótico se associam positivamente com o comprometimento afetivo e normativo, sendo a menos significativa a associação com o comprometimento calculativo.-
Descrição: dc.descriptionThe society we live in is characterized by globalization, speed of information and competitiveness. In this sense, organizations, including schools, when they value human capital, must promote positive organizational environments, in which employees feel satisfied and motivated, thus enhancing results that are more satisfactory. It was precisely with the aim of analyzing the organizational climate experienced in portuguese professional schools and its connection to the commitment of their employees that we carried out this investigation. It was a descriptive, exploratory, correlational and cross-sectional study of a quantitative nature. Data collection was performed using a protocol consisting of two scales and a sociodemographic questionnaire, applied to a non-random convenience sample consisting of 172 employees from professional education institutions. The results revealed that the relationship of employees with their institution is essentially anchored in affection, with the affective dimension of commitment having been more valued. Regarding the organizational climate, the results revealed the presence of all characteristics of the authentizotic climate, with the most valued dimensions being “opportunities for learning and personal development” and “open and frank communication with the leaders”. Regarding sociodemographic variables and their relationship with commitment, we found statistically significant differences with marital status, type of contract, age and type of function. Regarding the authentizotic climate and its dimensions, we found positive correlations between age and “trust and credibility of the leaders” and “opportunities for learning and personal development”. Finally, with regard to the correlation between climate and commitment, we found that all dimensions of the authentizotic climate are positively associated with affective and normative commitment, the association with calculating commitment being less significant.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectClima organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectClima autentizótico-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizações autentizóticas-
Palavras-chave: dc.subjectComprometimento-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas profissionais-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational climate-
Palavras-chave: dc.subjectAuthentizotic climate-
Palavras-chave: dc.subjectAuthentizotic organizations-
Palavras-chave: dc.subjectCommitment-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional schools-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleClima organizacional e comprometimento nas instituições de ensino profissional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.