B-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Luís Filipe de Amaral-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorPestana, Filomena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11726-
Descrição: dc.descriptionIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).-
Descrição: dc.descriptionA adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro integrante da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências digitais que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de elearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de elearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. Neste contexto, damos conta, neste texto, dessa etapa que corporiza um recorte de um projeto em curso, no Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, integrado no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da mesma instituição. O referido projeto, mais amplo, tem como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Começamos por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretende-se responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, pelo que explicitamos, depois, o desenho e planeamento de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Esperamos poder antecipar como resultado que a nossa proposta contribua para a atualização docente, numa ótica de formação integrante, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUA Editora-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10773/33065-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de intervenção educativa e pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico e secundário-
Palavras-chave: dc.subjectMicrosoft teams-
Palavras-chave: dc.subjectBlended learning-
Título: dc.titleB-Learning e práticas colaborativas no ensino básico e secundário: um curso de formação-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.