Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pereira, Selma | - |
Autor(es): dc.creator | Marcos, Adérito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11722 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11722 | - |
Descrição: dc.description | A instalação artística toma como ponto de partida o Bordado de Castelo Branco e a tecnologia têxtil envolvida, materializamos os motivos do desenho e desconstruímos o tecido como se o tecido que estava a ser bordado explodisse da tela, expandindo-se pelo espaço expositivo. O Bordado de Castelo Branco é tradicional da região da Beira Baixa, no interior de Portugal, e considera-se que seja fruto do encontro das culturas entre o Ocidente e o Oriente, com forte influência europeia. Os motivos do desenho deste Bordado resultam da convergência do desenho e das gravuras que se faziam na Europa nos séculos XVII e XVIII, na azulejaria portuguesa, nos têxteis indianos e na porcelana chinesa. | - |
Descrição: dc.description | The installation takes Castelo Branco Embroidery and the textile technology involved as a starting point, materializes the design motifs, and deconstructs the fabric as if the fabric that was being embroidered exploded., expanding through the exhibition space. The Embroidery of Castelo Branco is traditional from the Beira Baixa region, in the interior of Portugal, and is considered the result of the meeting of cultures between West and East, with a strong European influence. The motifs of this Embroidery design result from the convergence of the design and engravings made in Europe in the 17th and 18th centuries, in Portuguese tiles, in Indian textiles, and in Chinese porcelain. | - |
Descrição: dc.description | Agradecemos à Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta, o apoio na realização deste trabalho (financiamento plurianual UIDB/04019/2020) e ainda à Artech-International pela cedência de equipamentos. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ACM | - |
Relação: dc.relation | UIDB/04019/2020 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art installation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embroidery | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Título: dc.title | No interior do bordado: a rematerialização do bordado numa vertente pós-digital | - |
Título: dc.title | Inside the embroidery: the rematerialization of traditional embroidery in a post-digital approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: