Flipgrid as an educational resource: a study with secondary school students

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFonseca, Ana Margarida-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11669-
Descrição: dc.descriptionProdução científica integrada na investigação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.-
Descrição: dc.descriptionConferência Internacional, realizada em Valencia, de 8-9 de novembro de 2021.-
Descrição: dc.descriptionThe Covid-19 pandemic led to an abrupt transition to emergency remote teaching, resulting in three alternating and co-occurring teaching scenarios face-to-face (F2F), hybrid, and distance. Such volatility of teaching modalities compromised the implementation and monitoring of some activities, namely those of language classes. Considering English as a Foreign Language (EFL), we observed constraints in students’ oral production in F2F classes and online classes and during the co-occurrence of teaching regimes. To overcome these constraints, we integrated Flipgrid as an educational resource for teaching English to secondary education students, which is analysed. The main goal was to ensure that English oral communication continued to be mobilized and enhanced in F2F or during distance or blended-learning periods in secondary school. Our theoretical framework considers The European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu), and focuses on core curricular documents such as the Students' Profile by the End of Compulsory Schooling and the English Language Essential Curriculum for 12th Grade (continuation). At a macro level, we also perceive mobile learning through the bring your own device (BYOD) strategy, namely implemented to allow Flipgrid use for EFL learning and teaching. Our research design followed a mixed-approach methodology, collecting qualitative and quantitative data, and we opted for a project methodology. The diagnostic phase informed the planning phase, leading to the design and implementation of activities with Flipgrid as an educational resource for EFL teaching. Observation was critical for research monitoring and adjustments. Evaluation of the study was carried out throughout all phases of the project to supervise and ensure its quality. As a result of our research, we expect to validate and promote Flipgrid as an educational resource for prompting and enhancing EFL speaking skills, specially, but not exclusively, to non-vocational 12th-grade class students in Portuguese Secondary Education.-
Descrição: dc.descriptionA pandemia de Covid-19 levou a uma transição abrupta para o ensino remoto emergencial, resultando em três cenários alternados e concomitantes de ensino presencial (F2F), híbrido e a distância. Tal volatilidade das modalidades de ensino comprometeu a implementação e acompanhamento de algumas atividades, nomeadamente as das aulas de línguas. Considerando o Inglês como Língua Estrangeira (ILE), observamos constrangimentos na produção oral dos alunos nas aulas F2F e aulas online, e durante a coocorrência de regimes de ensino. Para superar esses constrangimentos, integramos o Flipgrid como um recurso educacional para o ensino de inglês para alunos do ensino secundário, o que é analisado. O principal objetivo era garantir que a comunicação oral em inglês continuasse a ser mobilizada e aprimorada em F2F ou durante os períodos de ensino a distância, ou ainda misto, no ensino secundário. O nosso referencial teórico considera o Quadro Europeu para a Competência Digital dos Educadores (DigCompEdu), e centra-se em documentos curriculares fundamentais como o Perfil dos Alunos no Fim da Escolaridade Obrigatória e o Currículo Essencial de Língua Inglesa para o 12.º Ano (continuação). A um nível macro, também percecionamos a aprendizagem móvel através da estratégia "traga o seu próprio dispositivo" (BYOD, bring your own device), implementada nomeadamente para permitir a utilização do Flipgrid para o ensino e a aprendizagem de ILE. O design do nosso estudo seguiu uma metodologia de abordagem mista, tendo sido recolhidos dados qualitativos e quantitativos; em particular, optamos pela metodologia de projeto. Assim, a fase de diagnóstico informou a fase de planeamento, levando ao desenho e implementação de atividades com o Flipgrid como recurso educacional para o ensino de ILE. A observação foi fundamental para a monitorização e ajustes da pesquisa. A avaliação do estudo foi realizada ao longo de todas as fases do projeto para supervisionar e garantir a sua qualidade. Como resultado da nossa investigação, esperamos validar e promover o Flipgrid como um recurso educacional para estimular e aprimorar as competência orais em inglês, especialmente, mas não exclusivamente, para alunos do 12º ano do ensino secundário (regular) português.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherIATED Academy-
Relação: dc.relationhttps://library.iated.org/view/FONSECA2021FLI-
Direitos: dc.rightsrestrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducational resources-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectOral communication and speaking skills-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish as a foreign language-
Palavras-chave: dc.subjectFlipgrid-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos rducacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem móvel-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e competências orais-
Palavras-chave: dc.subjectInglês língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::05:Igualdade de Género-
Palavras-chave: dc.subjectODS::08:Trabalho Digno e Crescimento Económico-
Palavras-chave: dc.subjectODS::17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos-
Título: dc.titleFlipgrid as an educational resource: a study with secondary school students-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.