Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Luís Filipe de Amaral | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11656 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11656 | - |
Descrição: dc.description | Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) | - |
Descrição: dc.description | Com a passagem ao Ensino Remoto Emergencial, aquando da quarentena, testemunhámos que parte da comunidade educativa foi envolvida numa experiência de e-Learning sem a preparação prévia ideal. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se, porém, um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas, e que vieram a constituir uma parte importante do nosso diagnóstico. Este está integrado num trabalho de projeto que tem como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores revelaram na sua adaptação ao Ensino a Distância e dar continuidade à qualificação do corpo docente encetada no arquipélago dos Açores, seguindo os desígnios da Secretaria Regional da Educação e Cultura. Assim, começamos por fundamentar e enquadrar teoricamente a escolha do nosso tema de investigação, a qual pretende responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”. Metodologicamente suportámos o nosso trabalho na metodologia de projeto que, para além do diagnóstico, integra as fases de planeamento, execução e avaliação; o presente artigo está focado na fase de diagnóstico. Esta fase apresenta-se como a génese de todo o projeto e, por tal, deve encerrar um conjunto de procedimentos para que na realidade possa cumprir os objetivos a que se propõe. Nesta fase, os contactos preliminares e os dados recolhidos através de um inquérito por questionário permitiram informar todas as restantes fases, incluindo o desenho e a implementação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, criada com a finalidade específica de integrar a plataforma digital Microsoft Teams nas suas práticas letivas. Evidenciamos, neste recorte, com base na análise estatística e na análise de conteúdo dos dados da fase de diagnóstico do nosso trabalho de projeto, nomeadamente do questionário aplicado, que foi possível identificar como pertinente a referida formação, por nós criada, e posteriormente implementada, por ter sido considerada necessária, quer como forma de fazer face ao Ensino Remoto de Emergência, quer como forma de contribuir para novas realidades que integram as Tecnologias de Informação e Comunicação. | - |
Descrição: dc.description | With the transition to Emergency Remote Teaching, during the quarantine, we witnessed that part of the educational community was involved in an e-Learning experience without the ideal prior preparation. Despite being difficult, and exposing several weaknesses, however, a great dynamism in overcoming the associated difficulties arose, which came to constitute an important part of our diagnosis. This is part of a project that aims to meet the training needs that many teachers revealed in their adaptation to Distance Learning and, following the goals of the Regional Secretariat for Education and Culture, to continue the qualification of the teaching staff initiated in the Azores archipelago. Thus, we start by theoretically framing the choice of our research theme, intending to answer to the question “What collaborative training and pedagogical practices can be implemented using eLearning?”. Methodologically, we support our work in the project methodology, which, in addition to the diagnosis phase, integrates the following other phases: planning, execution and evaluation; this text is focused on the diagnosis phase. This phase presents itself as the genesis of the entire project and, as such, must include a set of procedures, so that it can actually fulfil its objectives. In this phase, the preliminary contacts and the data collected through a questionnaire survey allowed to inform all the remaining phases, that is, the planning and execution of a training action for teachers of Basic and Secondary Education on the island of São Miguel, created with the specific purpose of integrating the Microsoft Teams digital platform in their teaching practices. In short, based on the statistical analysis and content analysis of the data from the diagnosis phase of our project work, we can evidence that the aforementioned trainingwas recognized as pertinent, asitwas considered necessary, either as a way to face the Emergency Remote Teaching, or as a way to contribute to new realities that integrate the Information and Communication Technologies. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência | - |
Relação: dc.relation | https://www.nonio.uminho.pt/challenges/download/1344/ | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino básico e secundário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microsoft teams | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic and secondary education | - |
Título: dc.title | Microsoft Teams como inovação científico-pedagógica: um projeto de educação e formação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: