A ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorNeves, Ana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11651-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11651-
Descrição: dc.descriptionCom a modalidade de ensino a distância online nunca os professores e estudantes tiveram oportunidade de estar tão perto uns dos outros pedagogicamente, apesar da distância física. A internet marcou o início de uma nova geração de ensino-aprendizagem em que as fronteiras do espaço e as barreiras do tempo permitem a comunicação síncrona ou assíncrona num tempo e num espaço híbridos onde o sentido da palavra distância ganhou novos contornos e a linha do tempo rompeu-se para dar origem a um tempo eterno, sem presente e sem passado e, considerando os últimos avanços nas tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial, com a possibilidade de prever e escolher o nosso futuro. O quotidiano vivido nos contextos virtuais tem implicações diversas nas formas de organização social e, consequentemente, na educação. Assim, sublinham-se as particularidades culturais relacionadas com a perceção do tempo, aspeto no qual nos fundamentamos teoricamente nas definições de Hall (1959), Hall e Hall (1990) e nas adaptações aos contextos educativos de Bluedorn, Kaufman e Lane (1992); Capdeferro, Romero e Barberà (2014); Kaufman, Lane e Lindquist (1991) e Stone e O’Shea (2013, 2019). No que respeita à relação dos estudantes com as tecnologias digitais, fundamentamos o nosso estudo nas metáforas sugeridas por White e Le Cornu (2011, 2017) quanto aos perfis visitante e residente. Por fim, no que concerne ao acolhimento, integração e apoio aos estudantes a distância no ensino superior tomamos como ponto de partida os estudos de Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso e Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves e Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes e Miranda (2017); Neto, Teixeira e Morgado (2016) e Sánchez-Elvira e González Brignardello (2014). A nossa investigação tem por objetivos contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo do estudante a distância online, compreender a relação entre o perfil do uso das tecnologias digitais e as variáveis de gestão do tempo, contribuir para o desenho de serviços de suporte à integração dos novos estudantes nos cursos a distância, identificar perfis de utilização das tecnologias digitais, identificar os processos de gestão do tempo pelos estudantes a distância e, por fim, analisar as principais dificuldades que os estudantes encontram na gestão do tempo online. De natureza exploratória, a investigação reveste a forma de um estudo de caso, utilizando uma metodologia mista. Como instrumentos de recolha de dados, efetuámos análise documental bem como narrativas semi-orientadas, questionário e entrevistas a estudantes a distância. Na análise dos dados recorremos a análise de conteúdo e análise estatística. As principais conclusões apontam para: a) o desejo de desenvolvimento pessoal é a primeira motivação que leva os estudantes a ingressarem num curso superior em idade madura; b) a principal razão que conduz os estudantes a procurarem um curso a distância são as relacionadas com a flexibilidade do modelo; c) as competências do domínio colaborativo são aquelas que mais se apresentam deficitárias entre os estudantes; d) observámos a existência de um perfil de utilização do tempo académico intermédio entre monocrónico e policrónico. Os estudantes de mestrado e doutoramento têm um perfil de utilização do tempo mais monocrónico enquanto os estudantes de licenciatura têm um perfil mais policrónico; e) não foi encontrada uma relação clara entre as variáveis sexo e os perfis de utilização do tempo nem entre a existência de dependentes a cargo e a gestão do tempo. Em suma, os nossos resultados apontam para a necessidade de reavaliação dos mecanismos de integração, acolhimento e apoio aos estudantes a distância online, em contexto de aprendizagem online, orientando esses mecanismos para as reais necessidades e perfis dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionConsidering online distance learning, teachers and students are closer than ever pedagogically, despite of physical distance. The internet has settling the beginning of a new teaching and learning generation, in which the boundaries of space and barriers of time allow synchronous or asynchronous communication in a hybrid time and space where the meaning of the word distance has gained new outlines and timelines were broken to origin the rising of an eternal time, without present or past and, considering the latest advances in virtual reality and artificial intelligence technologies, with the possibility of predicting and choosing part of our own future. Everyday life lived in new virtual contexts has different implications in the forms of social organization and, consequently, in education. Considering this context, we point the value of cultural particularities related to the perception of time. In this subject we theoretically based ourselves on the concepts of Hall (1959), Hall and Hall (1990) and on the adaptations to the educational contexts established by Bluedorn, Kaufman and Lane (1992); Capdeferro, Romero and Barberà (2014); Kaufman, Lane and Lindquist (1991) and Stone and O'Shea (2013, 2019). Regarding students’ relations with digital technologies, we based our study on the metaphors suggested by White and Le Cornu (2011, 2017) about visitor and resident profiles. Finally, concerning to support and integration systems of online distance students in higher education, we take as a starting point the studies by Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso and Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves and Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes and Miranda (2017); Neto, Teixeira and Morgado (2016) and Sánchez-Elvira and González Brignardello (2014). Our research aims to contribute to the construction of a theoretical framework on the online distance students’ time variable, to understand the relations between the students ‘profiles using digital technologies and time management variables in online distance learning contexts, to contribute for the design of support and integration services dedicated to early students in distance learning courses, to identify profiles related to the use of digital technologies among students who are in online distance courses for the first time, to identify time management profiles among students and, finally, to analyse the main difficulties that distance students find in online and academic time management. Exploratory in nature, this research takes the form of a case study, using a mixed methodology. As instruments of data collection, we used documental analysis, narratives, questionnaires and we interviewed online distance students. On data analysis we used content analysis and statistical analysis. Our main conclusions, point to: a) personal development is the first motivation that leads mature students to go to university studies; b) the main reason that leads students to look for a distance university is related to the flexibility of distance model; c) skills in collaborative domain are the lowest among online distance students; d) we observed an intermediate profile between monochronic and polychronic use of time. We have identified that master and doctoral students are more monochronic in using academic time comparing to undergraduate students that are more polychronic; e) we haven’t found a clear evidence or relation between gender and students’ time management neither between the number of children and time management variables. In summary, our results point to the need of re-evaluation of the support existing systems, into online learning context, adjusting them to the real needs of online distance students.-
Descrição: dc.descriptionA investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento – Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationSFRH/BD/137859/2018-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do estudante de EaD-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do tempo do estudante de EaD-
Palavras-chave: dc.subjectTempo monocrónico e policrónico-
Palavras-chave: dc.subjectVisitante versus residente-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais-
Palavras-chave: dc.subjectApoio educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino online-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectTime management in ODL-
Palavras-chave: dc.subjectMonochronic and polychronic academic time use-
Palavras-chave: dc.subjectVisitor and resident profile-
Palavras-chave: dc.subjectDigital skills-
Palavras-chave: dc.subjectSupport and integration services on ODL-
Palavras-chave: dc.subjectOnline distance student profile-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleA ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.