A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCzeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa-
Autor(es): dc.creatorBarros, Daniela Melaré Vieira-
Autor(es): dc.creatorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
Autor(es): dc.creatorGarcia Perez, Daniela Jordão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11648-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18264/eadf.v10i1941-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11648-
Descrição: dc.descriptionNossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.-
Descrição: dc.descriptionOur research was developed in one of the classes of the on-line course, as a result of a partnership between the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Open University of Portugal (UAb) and the Paulista State University (UNESP), for the training of 1500 students. This study presents the experience of one of the authors in the training course of digital pedagogical mediators for distance education, emphasizing the importance of interaction and collaborative work in the construction of knowledge. Engeström’s (1994) concept of expansive learning and SCHLÜNZEN’s (2015) Constructive, Contextualized, and Meaningful (CCS) approach form the basis of this study. A quantitative and qualitative methodological approach was adopted through content analysis by Bardin (2009), from which observations are made on the nature of interaction in proposed activities in the virtual learning environment (VLE) and in a group using the WhatsApp application. We can affirm that communication processes were fundamental to form the mediator teacher, an essential condition for promoting interaction and collaborative work.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de mediadores pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEaD-
Palavras-chave: dc.subjectInteraction-
Palavras-chave: dc.subjectCollaboration-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of pedagogical mediators-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Título: dc.titleA interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitais-
Título: dc.titleInteraction and collaboration in training digital pedagogical mediators-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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