Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Gilda Fernandes Silva-
Autor(es): dc.creatorVieira, Márcia de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11618-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5585/39.2021.20600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11618-
Descrição: dc.descriptionA pandemia de COVID-19 provocou muitas mudanças no contexto social, inclusive a necessidade do isolamento e distanciamento social. As escolas precisaram inovar para que a educação não fosse interrompida. Os governos estaduais adotaram a Educação Remota Emergencial. Essa modalidade de ensino trouxe mais dificuldades de acesso à educação para os estudantes da Educação Inclusiva. A realidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial, nesse cenário de ensino remoto, norteou o desenvolvimento de uma pesquisa de revisão bibliográfica com o objetivo de compreender como os estudantes de educação inclusiva estão sendo assistidos durante o período da pandemia. Os resultados destacam que a falta de acesso tecnológico dificultou muito o alcance desses estudantes ao ensino remoto. Por outro lado, a pandemia possibilitou uma colaboração maior entre a família e a escola, fato esse enriquecedor para o público-alvo da educação especial, que conta com mais apoio da família no processo de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionThe COVID-19 pandemic caused many changes in the social context, including the need for isolation and social distance. Schools needed to innovate so that education was not interrupted. State governments have adopted Remote Emergency Education. This type of teaching brought more difficulties in accessing education for Inclusive Education students. The reality of students target audience of special education, in this remote education scenario, guided the development of a literature review research with the aim of understanding how inclusive education students are being assisted during the pandemic period. The results highlight that the lack of technological access made it very difficult for these students to reach remote learning. On the other hand, the pandemic has enabled greater collaboration between the family and the school, which is enriching for the target audience of special education, which has more support from the family in the teaching-learning process.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNINOVE-
Relação: dc.relationhttps://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20600-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia de COVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 pandemic-
Título: dc.titleEducação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota-
Título: dc.titleInclusive education in times of pandemic: assisting special education students through remote education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.