Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mouraz, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Daniela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11606 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/leadw.2021.2 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11606 | - |
Descrição: dc.description | .As condições atuais de trabalho docentes desafiam-nos a encontrar formas de corresponder às, cada vez maiores, exigências desta profissão. Acreditamos que a colaboração e reflexão entre pares pode em muito contribuir para isso. Assim, surge o OPMUSA - Observação de Pares Multidisciplinar em Sala de Aula. Este projeto, desenvolvido pelo Observatório da Vida das Escolas (OBVIE), tem por principal objetivo desenvolver uma estrutura de supervisão pedagógica assente na multidisciplinaridade e no propósito da melhoria pedagógica, e estrutura-se num plano de observações de aulas entre pares. O projeto tem-nos mostrado que, para além da componente formativa e reflexiva, a observação de pares é também um instrumento poderoso de ampliação do conhecimento sobre aquilo que acontece dentro da sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta | - |
Relação: dc.relation | https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11453 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Observação de pares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melhoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexão | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | A observação de pares como estratégia de supervisão colaborativa: procedimentos e resultados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: