Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11584 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11584 | - |
Descrição: dc.description | Integrado em investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito do projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning. | - |
Descrição: dc.description | Quando se faz uma pesquisa num motor de busca, os resultados provêm quase sempre em primeiro lugar da Wikipédia, não sendo difícil atribuir um carácter ubíquo a esta enciclopédia online. E, em particular, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa para a realização de trabalhos académicos. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, nomeadamente corporizando os estudantes enquanto produtores, temos vindo a caracterizá-la enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente é um estudo misto. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário que foi disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular “Seminário TIC em Contextos Educacionais” que integra um Doutoramento em Educação. A análise dos resultados está segmentada em duas partes: a primeira direciona-se para o acesso e utilização, ou seja, tendo uma perspetiva passiva de utilização desta enciclopédia, e a segunda para a edição, ou seja, para uma perspetiva ativa enquanto produtor. Poder-se-á referir que, como a revisão da literatura aponta, à exceção de 1 estudante, todos os outros recorrem à Wikipédia. Já quanto à sua edição, esta concretizou-se pela primeira vez por todos os estudantes. Conclui-se que no contexto analisado no ensino superior online, em que se integrou curricularmente a Wikipédia, se consolida a perspetiva de produtor. | - |
Descrição: dc.description | When doing a search on a search engine, the results almost always come from Wikipedia, so it is not difficult to attribute a ubiquitous character to this online encyclopedia. Particularly, if we consider the student population, Wikipedia is one of the main sources of research for carrying out academic works. Aware of the potential of Wikipedia in educational contexts, namely if perceiving students as producers, we have been characterizing it as an open educational resource. Focusing on Wikipedia, we considered possibilities of curricular integration in online Higher Education, with the ultimate purpose of contributing to the Wikipedia University Program in Portugal, which had not been done until then. Methodologically it is a mixed study. The data were collected through a questionnaire survey that was made available at the beginning and at the end of the Course Unit “ICT Seminar in Educational Contexts” integrating a PhD program in Education. The analysis of the results is divided in two parts, the first focuses access and use, that is, having a passive perspective of using this encyclopedia, and the second focuses editing, that is, regarding an active perspective, as a producer. It may be noted that, as the literature review points out, with the exception of 1 student, all the others use Wikipedia. As for its edition, this took place for the first time for all of them. We conclude that in the analyzed context, in online Higher Education, in which Wikipedia was integrated in the curriculum, the perspective of the producer was reinforced. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | - |
Relação: dc.relation | https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Wikipédia na Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipedia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wikipedia University Program | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online higher education | - |
Título: dc.title | A Wikipédia no ensino superior online: que práticas? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: