Plano Nacional de Cinema, literacias e redes sociais: mapeamento de boas práticas durante a pandemia COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinto, João-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Teresa Margarida Loureiro-
Autor(es): dc.creatorSoares, Ana Isabel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11582-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11582-
Descrição: dc.descriptionTexto integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema” e no doutoramento do primeiro autor em Média - Arte Digital – Universidade Aberta / Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras.-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo pretendemos identificar boas práticas na utilização das Redes Sociais pelo Plano Nacional de Cinema durante o encerramento de escolas durante a crise pandémica provocada pela doença COVID-19. Tendo em conta que esta iniciativa governamental constitui um programa de literacia cinematográfica dirigido ao público escolar, o nosso quadro teórico inclui os conceitos subjacentes às redes digitais em que os indivíduos vivem cada vez mais, e as novas literacias numa sociedade contemporânea altamente mediatizada. Atualmente, as tecnologias integram o quotidiano promovendo novos estilos vida digitais, próprios de uma sociedade em rede, da qual emerge a necessidade de novas literacias, dinâmicas que influenciam a educação, e especificamente as práticas curriculares. É neste cenário de vida online que temos vindo a estudar a presença do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais, como observadores atentos da sua dinâmica, no âmbito de um projeto de investigação mais amplo (SFRH/BD/137359/2018, uma tese de doutoramento financiada pela FCT), e mais ainda durante o confinamento COVID-19. De facto, o encerramento de escolas levou ao afastamento dos alunos do espaço físico escolar e mesmo à suspensão de projetos extracurriculares, tais como as atividades do Plano, forçando a virtualização da Escola. Assim, mapeámos a presença digital do Plano Nacional de Cinema nas redes sociais, destacando boas práticas entre interações, publicações e conteúdos. No período em análise, os nossos resultados mostram que estes espaços em linha se revelaram campos de trabalho produtivos. Os casos identificados demonstram ainda mais o potencial das redes sociais para funcionar como um espaço complementar à sua presença nas escolas.-
Descrição: dc.descriptionIn this presentation we aim to identify good practices in the use of Social Networks by the Portuguese National Film Plan during the closure of schools following the COVID-19 pandemic crisis. Bearing in mind that this governmental initiative constitutes a cinema literacy program targeting school audiences, our theoretical framework includes the concepts underlying the digital networks in which individuals increasingly live in, and the new literacies in the highly mediatized contemporary society. Currently, technology integrates everyday life enhancing digital lifestyles – hence the need for new literacies emerges, influencing education, and specifically curricular practices. It is in this online life scenario that we have been studying the presence of the Portuguese National Film Plan on social networks, as attentive observers of its dynamics, within a broader research project (SFRH/BD/137359/2018, a PhD thesis funded by the FCT), and more so during the COVID-19 confinement. In fact, the closure of schools has led to the removal of students from the physical school space and even the suspension of extracurricular projects such as the activities of the Plan forcing a virtualization of the school. Thus, we mapped out the digital presence of the Portuguese National Film Plan on social networks, highlighting good practices among interactions, publications, and contents. In the period under analysis our results show that these online spaces turned out to be productive fields of work. The cases identified further demonstrate the potential of social networks to work as a complementary to their presence in schools.-
Descrição: dc.descriptionFCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/137359/2018)-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPolytechnic Institute of Portalegre-
Relação: dc.relationSFRH/BD/137359/2018-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional do Cinema-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais digitais-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracias-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia COVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectMapeamento de boas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese National Film Plan-
Palavras-chave: dc.subjectDigital social networks-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracies-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 Pandemic-
Palavras-chave: dc.subjectMapping good practices-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titlePlano Nacional de Cinema, literacias e redes sociais: mapeamento de boas práticas durante a pandemia COVID-19-
Título: dc.titlePortuguese National Film Plan, literacies and social networks: mapping good practices during the COVID-19 confinement-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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