Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11555 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22533/at.ed.75521131212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11555 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | A integração curricular da Wikipédia enquanto Tecnologia Educacional em Rede e Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem tem gerado um conjunto de estudos em educação, fundamentados em abordagens metodológicas das quais destacamos, entre as que adotamos, a metodologia de projeto, o MAECC® e o estudo de caso. Este último constituiu um dos suportes da investigação que temos vindo a realizar, e de que este texto é um recorte, nomeadamente com recurso ao inquérito por questionário, uma das ferramentas de recolha de dados. Assim, pretendemos apresentar e descrever um inquérito por questionário, e a respetiva matriz, que criámos e implementámos, com vista a refletir sobre o papel que assumem os instrumentos de recolha de dados numa investigação. Em particular, sistematizamos os aspetos inerentes à categorização, conteúdo, nível de mensuração/variáveis, unidade de medida/variáveis, fonte de dados, tipologia de dados e estatística (modelo). Para o efeito, identificamos as questões e os objetivos específicos norteadores do nosso estudo, dando conta do conjunto de ferramentas de recolha de dados utilizadas e a forma como se articulam entre si, ou seja, o modo como se estabelece a triangulação dos dados. Paralelamente, identificamos as respetivas abordagens assumidas no que respeita ao tratamento dos dados. | - |
Descrição: dc.description | The curricular integration of Wikipedia as a Network Educational Technology and an Open Virtual Learning Environment has generated a set of studies in education, based on methodological approaches, of which we highlight, among those we adopt, the project methodology, the MAECC® and the case study. The latter constituted one of the supports of the research we have been carrying out, of which this text is an excerpt, namely using the questionnaire survey, one of the tools for data collection. Therefore, we intend to present and describe a questionnaire survey, and its matrix, which we created and implemented, so as to reflect on the role that data collection instruments play in research. Particularly, we systematize the aspects inherent to categorization, content, level of measurement/variables, unit of measure/variables, data source, data typology and statistics (model). For this purpose, we identify the research questions and specific objectives that guide our study, giving an account of the set of data collection tools used and the way in which they are articulated, that is, the way in which data triangulation is established. We also identify the respective approaches taken with regard to data processing. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ATENA Editora | - |
Relação: dc.relation | https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4667 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradigma pragmático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de recolha de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquérito por questionário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatic paradigm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data collection instruments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Survey by questionnaire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data processing | - |
Título: dc.title | O Inquérito por questionário enquanto procedimento metodológico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: