Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Duarte, Helena Margarida Casal | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11529 | - |
Descrição: dc.description | Atas do colóquio realizado em Lisboa, de 26-29 de Janeiro de 2021. | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo apresentam-se resultados de um estudo realizado numa escola secundária em Cabo Verde. A partir da identificação de um problema – a existência do espaço de uma biblioteca ao abandono – estabeleceram-se um conjunto de estratégias para encontrar soluções adequadas ao contexto analisado. De facto, diversos estudos têm demonstrado o papel relevante que uma biblioteca escolar bem dinamizada pode desempenhar no sucesso educativo. No caso particular estudado, considera-se que a renovação da biblioteca, de acordo com os padrões internacionais, responderia à prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tornando o espaço um lugar de acesso ao conhecimento, tanto para alunos, como para professores e comunidade escolar. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de caso com o objetivo de examinar com maior profundidade os elementos envolvidos no processo de construção de uma biblioteca escolar que sirva verdadeiramente a sua comunidade. Recolheram-se dados a partir de um questionário aplicado aos professores da escola, de sessões de discussão conjunta dos resultados, de observações e de registos de atividades. Os resultados obtidos revelaram que os professores têm consciência dos problemas e limitações da biblioteca da escola, mas a maioria revela ainda uma visão tradicional do papel e função da biblioteca, como espaço que disponibiliza apenas recursos didáticos, sem valorizar a sua dimensão formativa mais ampla e o uso lúdico. As estratégias de discussão coletiva favoreceram o envolvimento dos professores na mudança pretendida e em processos colaborativos futuros, aspeto consolidado com um conjunto de atividades de dinamização que colheram adesão da comunidade escolar. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | AFIRSE Portugal / Instituto de Educação da Universidade do Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetivos do Desenvolvimento Sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para todos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cabo Verde | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: