Educação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDuarte, Helena Margarida Casal-
Autor(es): dc.creatorBastos, Glória-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11529-
Descrição: dc.descriptionAtas do colóquio realizado em Lisboa, de 26-29 de Janeiro de 2021.-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo apresentam-se resultados de um estudo realizado numa escola secundária em Cabo Verde. A partir da identificação de um problema – a existência do espaço de uma biblioteca ao abandono – estabeleceram-se um conjunto de estratégias para encontrar soluções adequadas ao contexto analisado. De facto, diversos estudos têm demonstrado o papel relevante que uma biblioteca escolar bem dinamizada pode desempenhar no sucesso educativo. No caso particular estudado, considera-se que a renovação da biblioteca, de acordo com os padrões internacionais, responderia à prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tornando o espaço um lugar de acesso ao conhecimento, tanto para alunos, como para professores e comunidade escolar. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo de caso com o objetivo de examinar com maior profundidade os elementos envolvidos no processo de construção de uma biblioteca escolar que sirva verdadeiramente a sua comunidade. Recolheram-se dados a partir de um questionário aplicado aos professores da escola, de sessões de discussão conjunta dos resultados, de observações e de registos de atividades. Os resultados obtidos revelaram que os professores têm consciência dos problemas e limitações da biblioteca da escola, mas a maioria revela ainda uma visão tradicional do papel e função da biblioteca, como espaço que disponibiliza apenas recursos didáticos, sem valorizar a sua dimensão formativa mais ampla e o uso lúdico. As estratégias de discussão coletiva favoreceram o envolvimento dos professores na mudança pretendida e em processos colaborativos futuros, aspeto consolidado com um conjunto de atividades de dinamização que colheram adesão da comunidade escolar.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portugal / Instituto de Educação da Universidade do Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivos do Desenvolvimento Sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEducação colaborativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para todos-
Palavras-chave: dc.subjectCabo Verde-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleEducação para todos em Cabo Verde: o contributo da biblioteca escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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