Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Matos, Marta | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11528 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11528 | - |
Descrição: dc.description | Atas do Colóquio realizado em Lisboa, de 26-29 de Janeiro de 2021. | - |
Descrição: dc.description | A leitura apresenta-se como um dos desafios da sociedade, em geral, e da escola e da biblioteca escolar, em particular. A leitura é encarada como tema que permite conciliar uma abordagem de duas vertentes essenciais no contexto de trabalho da biblioteca escolar, que é o nosso contexto de análise: o seu papel na motivação e promoção da leitura e os contributos na formação cidadã dos alunos. Partindo destas premissas, foi desenvolvido um estudo orientado para uma investigação sobre a prática. Esse estudo centrou-se nas abordagens em torno da implementação de um projeto de voluntariado de leitura, dinamizado pela biblioteca escolar, com a particularidade de os voluntários de leitura serem os próprios alunos. O projeto assentou também, numa das suas componentes, na construção de experiências intergeracionais em redor da leitura, através de parcerias construídas com uma Academia Sénior e uma residência para seniores. Os resultados obtidos revelaram impactos positivos em vários domínios: cognitivo, afetivo e ao nível das competências de leitura, no lado dos jovens alunos participantes. Nos grupos de seniores envolvidos, identificou-se uma motivação extra pela partilha de experiências com os jovens, construindo uma comunidade de leitores com um perfil menos usual mas com grande potencial de retroalimentação de saberes e experiências entre gerações. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | AFIRSE Portugal / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voluntariado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações intergeracionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Voluntários de leitura: uma experiência intergeracional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: