Voluntários de leitura: uma experiência intergeracional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMatos, Marta-
Autor(es): dc.creatorBastos, Glória-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11528-
Descrição: dc.descriptionAtas do Colóquio realizado em Lisboa, de 26-29 de Janeiro de 2021.-
Descrição: dc.descriptionA leitura apresenta-se como um dos desafios da sociedade, em geral, e da escola e da biblioteca escolar, em particular. A leitura é encarada como tema que permite conciliar uma abordagem de duas vertentes essenciais no contexto de trabalho da biblioteca escolar, que é o nosso contexto de análise: o seu papel na motivação e promoção da leitura e os contributos na formação cidadã dos alunos. Partindo destas premissas, foi desenvolvido um estudo orientado para uma investigação sobre a prática. Esse estudo centrou-se nas abordagens em torno da implementação de um projeto de voluntariado de leitura, dinamizado pela biblioteca escolar, com a particularidade de os voluntários de leitura serem os próprios alunos. O projeto assentou também, numa das suas componentes, na construção de experiências intergeracionais em redor da leitura, através de parcerias construídas com uma Academia Sénior e uma residência para seniores. Os resultados obtidos revelaram impactos positivos em vários domínios: cognitivo, afetivo e ao nível das competências de leitura, no lado dos jovens alunos participantes. Nos grupos de seniores envolvidos, identificou-se uma motivação extra pela partilha de experiências com os jovens, construindo uma comunidade de leitores com um perfil menos usual mas com grande potencial de retroalimentação de saberes e experiências entre gerações.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAFIRSE Portugal / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectVoluntariado-
Palavras-chave: dc.subjectRelações intergeracionais-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleVoluntários de leitura: uma experiência intergeracional-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.