Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMiguel, Angela-
Autor(es): dc.creatorPardal, Bruna-
Autor(es): dc.creatorLeal, Catarina-
Autor(es): dc.creatorJeronimo, Rita-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Renato-
Autor(es): dc.creatorPoças, Ilda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11504-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11504-
Descrição: dc.descriptionIntrodução – O desenvolvimento tecnológico levou à necessidade de adquirir novos métodos de aprendizagem complementares aos tradicionais. Assim, surge o mobile learning como um método de educação à distância em que se usam dispositivos móveis para ensinar e aprender. Na área disciplinar de Ortóptica ainda não existem conteúdos visuais credíveis em português nas plataformas digitais. Objetivos: Facultar aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão vídeos da execução prática de diversos exames de avaliação clínica, facilitadores do processo de aprendizagem na prática clínica da avaliação da motilidade ocular e da visão bino cular. Método – Estudo de paradigma quantitativo, descritivo observacional com uma amostra de 108 estudantes (n=108). Foram gravados 13 vídeos da prática clínica de avaliação clínica de ortóptica e publicados no YouTube. Para avaliar a perceção dos estudantes na visualização de vídeos como contributo facilitador do processo de aprendizagem prática aplicou-se um ques tionário previamente validado aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Resultados e Discussão – A maioria da amostra é do género feminino (n=108; 80,56%) e a idade variou entre os 18 e 37 anos, com média de 21,12±2,96. Obtiveram-se 29 respostas do 1º ano (26,85%), 26 do 2º ano (24,07%), 18 do 3º ano (16,67%) e 35 do 4º ano (32,41%). Toda a amostra considera os vídeos uma forma complementar de estudo ao ensino tradicional; 98,14% (n=106) afirmam que os vídeos estimulam o interesse pela área abordada; 96,30% (n=104) refere adquirir mais rapidamente os conhecimentos através dos vídeos; 92,59% (n=100) pensam utilizá-los no seu estudo. Conclusão – Os vídeos são consi derados uma boa forma complementar ao estudo individual, existindo interesse na expansão do canal do YouTube a outras áreas das ciências da visão e na realização de vídeos de avaliação clínica de ortóptica de indivíduos com diferentes patologias da motilidade ocular e da visão binocular-
Descrição: dc.descriptionIntroduction – Technological development leads to the acquirement of new learning methods which are complementary to the traditional ones. With mobile learning emerging as a distance education method, mobile devices are used to learn. In the field of Orthoptics and Science, we have not found yet enough credible visual content in the Portuguese language. Objectives – Provide students videos executing several clinical evaluation exams, which will increase the learning process curve in the clinical practice of assessing ocular motility and binocular vision. Methods – Quantitative, observational, and prospective descriptive study with a sample of 108 students (n=108). Recording of thirteen videos about Orthoptics clinical practice and posteriorly publishment in the platform YouTube. To assess students’ perception of watching videos as a facilitating contribution to the practical learning process, a previously validated poll was given to the students of the Orthoptics and Vision Sciences Degree at Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Results and Discussion – Most of the sample’s gender was female (80.56%) where the age ranged from 18 to 37 years old, with an average of 21.12±2.96; 29 answers from the degree’s 1st year (26.85%); 26 from the 2nd year (24.07%); 18 from the 3rd year (16.67%); 35 from the 4th year (32.41%). The respondents consider the videos to be a complementary way of studying; 98.14% (n=106) answered that the videos stimulate motivation and interest; 96.30% (n=104) reported acquiring knowledge faster through videos; 92.59% (n=100) have the interest to use it while studying. Conclusion – The videos are a complement to traditional individual study. There is also a concern in broadening the YouTube channel to other areas in the visual sciences, including examinations to individuals with visual pathologies.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEscola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa)-
Relação: dc.relationhttps://web.estesl.ipl.pt/ojs/index.php/ST/article/view/2286/1771-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Palavras-chave: dc.subjectVídeos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação ortóptica-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectVideos-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectOrthoptics evaluation-
Título: dc.titleContributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL-
Título: dc.titleVideos: contribution to the practical teaching in the disciplinary area of Orthoptics at ESTeSL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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