Avaliação digital autêntica: questões e desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Isolina-
Autor(es): dc.creatorPereira, Alda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11488-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/vol4iss2pp22-40-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11488-
Descrição: dc.descriptionA expressão avaliação autêntica em educação tem vindo a ganhar cada vez mais visibilidade ainda que sujeita a diversas interpretações como se constata na literatura. Assinala-se, contudo, que o ponto de partida é a valorização da autenticidade na aprendizagem e a conexão à vida real/profissional. Este artigo explora essas diferentes interpretações evidenciando elementos que as distinguem e exemplificando o uso da avaliação autêntica em cenários digitais de aprendizagem. A implementação da avaliação autêntica implica definir e desenhar atividades autênticas, o que suscita desafios, em particular, em níveis de educação elementar ou secundário. Neste propósito, apresentamos uma proposta de 5 critérios para avaliar a autenticidade de uma dada atividade: relação com o mundo real, natureza da atividade, complexidade, adequação das condições de realização e adequação da avaliação. Sendo a relação com o mundo real o critério determinante, definimos três graus de autenticidade para aplicação nos diferentes graus de ensino, acompanhado com exemplos ilustrativos. Por fim, procuramos elucidar de que modo a avaliação digital autêntica configura os contextos para o desenvolvimento das competências desejáveis na sociedade atual, incluindo as competências digitais.-
Descrição: dc.descriptionThe term authentic assessment in education has been gaining increasing visibility even though it is subject to diverse interpretations as found in the literature. It is pointed out, however, that the starting point is the enhancement of authenticity in learning and the connection to real or professional life. This article explores these different interpretations by highlighting elements that distinguish them and by exemplifying the use of authentic assessment in digital learning scenarios. Implementing authentic assessment involves defining and designing authentic activities, which raises challenges, particularly at primary or secondary education levels. So, we present a proposal for 5 criteria to assess the authenticity of a given activity: relation to the real world, nature of the activity, complexity, adequacy of the conditions of performance, and adequacy of the assessment. Since the relationship with the real world is the determining criterion, we have defined three degrees of authenticity for application in the different degrees of teaching, accompanied by illustrative examples. Finally, we seek to elucidate how authentic digital assessment shapes the contexts for developing desirable competences in today's society, including digital competences.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25267-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades autênticas-
Palavras-chave: dc.subjectAutenticidade-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação digital-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAuthentic activities-
Palavras-chave: dc.subjectAuthenticity-
Palavras-chave: dc.subjectDigital assessment-
Palavras-chave: dc.subjectDigital competences-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleAvaliação digital autêntica: questões e desafios-
Título: dc.titleAuthentic digital assessment: issues and challenges-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.