A avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Renata Kelly de Souza-
Autor(es): dc.creatorAbranches, Sérgio Paulino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11487-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/vol4iss2pp41-60-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11487-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma proposição para docência na Educação Online, denominada Avaliação Interativa-mediadora, focada em uma aprendizagem ativa, onde a interatividade, a mediação pedagógica e a avaliação da aprendizagem sejam elementos indissociáveis do fazer pedagógico e avaliativo online. Esta proposta é oriunda de uma tese de doutorado que analisou como cursos com propostas de Educação Online concretizavam a avaliação da aprendizagem. O estudo se deu em dois campos singulares, um no Brasil no Consórcio UERJ/CEDERJ, com sua prática de avaliação interativa e, outro na Universidade Aberta de Portugal, com a framework Avaliação Alternativa Digital. Construímos elementos orientadores para a docência online avaliar a aprendizagem dos discentes, com a criação da proposta de Avaliação Interativa-mediadora. Como base teórica que sustenta a pesquisa trabalhamos os conceitos de Interatividade, Mediação Pedagógica Online, Avaliação Mediadora e Alternativa Digital. No presente artigo o foco será o debate da prática avaliativa no campo de Portugal e na explicação do modelo de Avaliação Interativa-mediadora, que contribui na construção da identidade docente online.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a proposition for teachers in Online Education, called Interactive-mediator Evaluation, focused in an active learning, in which interactivity, teaching mediation and learning evaluation are inseparable elements from the online teaching and evaluative doing. This proposal comes from a doctorate thesis in which was analysed how courses with online education proposals made their learning evaluation. The study occurred in two singular spaces, one in Brazil, the union of UERJ and CEDERJ, with their interactive evaluation practice, and the other in Portugal Open University, with its Digital Alternative Evaluation framework. We have built guiding elements to the online teaching so that they could evaluate their students' learning with the Interactive-mediator Evaluation. As our theoretical basis to support the research we have brought the Interactivity concept, the Online Pedagogical Mediator, the Mediator Assessment and the Digital Alternative Assessment. In the present article our focus will be the debate about the evaluative practice in Portugal campus and the explanation of the Mediator-interactive Evaluation model, which contributes to the online teaching identity.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25373-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação interativa-mediadora-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação alternativa digital-
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade-
Palavras-chave: dc.subjectMediação docente online-
Palavras-chave: dc.subjectEducação online-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive mediator assessment-
Palavras-chave: dc.subjectDigital alternative assessment-
Palavras-chave: dc.subjectInteractivity-
Palavras-chave: dc.subjectOnline teaching mediation-
Palavras-chave: dc.subjectOnline education-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleA avaliação interativa-mediadora como proposta para avaliar a aprendizagem online-
Título: dc.titleThe mediator-interactive evaluation as a proposal to evaluate online learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.