Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11486 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp61-76 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11486 | - |
Descrição: dc.description | As Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada. | - |
Descrição: dc.description | Currently, and especially due to the pandemic crisis, Networked Educational Technologies assume a particular relevance, given that virtual learning environments are a reality at all levels of education. It is also important to highlight that these technologies have become unavoidable elements as a way to complement either totally virtual teaching or hybrid teaching. In this context, we identify the digital assessment model adopted in a Doctoral Course entirely taught at a distance, specifying the assessment component in the adopted Networked Educational Technology. The assessment proposal outlined is segmented in a macro dimension, identifying the assumptions made at the institutional level, meso, looking at specific issues at the level of the Curricular Unit, and micro, considering the specificities of the Open Virtual Learning Environment. So, first, we characterize the context, which we understand as an Open Virtual Learning Environment in a blended (e)learning scenario. Afterwards, we explain the dimensions of the evaluation strategy of the Curricular Unit, for which it was designed and where it was implemented. And, we conclude by systematizing the particularities inherent to the mechanism of assessment assumed in the Networked Educational Technology used. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25164 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional em rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente virtual aberto de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Networked educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open virtual learning environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem | - |
Título: dc.title | How to evaluate with networked educational technologies?: dimensions of a strategy for an open virtual learning environment | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: