Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Amante, Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:11:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:11:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11484 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp97-115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11484 | - |
Descrição: dc.description | Muito se tem evoluído no plano teórico e também metodológico, acerca dos processos de ensino e aprendizagem. A despeito disso, o erro continua a ser visto de forma negativa, muito interligado ao paradigma de avaliação sumativa. No entanto, na perspetiva de uma avaliação formativa e formadora, centrada em processos cognitivos que favoreçam o aprender, o erro, a cooperação e a autorregulação da aprendizagem são aspetos fundamentais do sucesso do aprendente. Estes aspetos são ainda mais essenciais quando mobilizamos o uso das tecnologias digitais nesta mediação do processo de ensino e aprendizagem. Com base nesta última perspetiva, este artigo traz o relato da experiência de implementação de um processo de autoavaliação e avaliação entre pares com uso de ferramentas digitais, no âmbito de uma unidade curricular de um curso de mestrado, na modalidade online, em uma instituição de educação superior em Portugal. Como referencial teórico para esta experiência adotou-se essencialmente o quadro conceptual do Modelo PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), assente numa cultura de avaliação que se contrapõe à cultura do teste, ajustada às necessidades de currículos comprometidos com o desenvolvimento de competências. Os resultados obtidos nesta experiência possibilitaram perceber os desafios implicados no processo de se autoavaliar e de avaliar os pares, tanto do ponto de vista dos estudantes, quanto do ponto de vista do docente, que necessita adaptar-se a um cenário no qual deixa de ser o único responsável pela avaliação e regulação da aprendizagem dividindo essa responsabilidade com os outros atores envolvidos. | - |
Descrição: dc.description | In recent years, many theoretical and methodological advances have been indicated in several searchers about the teaching and learning process. Despite that, the error is still seen in a negative way, very linked to a summative evaluation paradigm. However, from the perspective of formative assessment, centered on cognitive processes that favor learning, error, cooperation and self-regulation of learning are fundamental aspects of the assessment and the success of the learner. These aspects are even more essential when we mobilize the use of digital technologies in this mediation of teaching and learning process. Based on this last perspective, this article reports the experience of implementing a process of self-assessment and peer assessment using digital tools, within a curricular unit of a master's course, in online mode, in an institution of higher education in Portugal. As a theoretical framework for this experience, the conceptual framework of the PrACT Model (Practicality, Authenticity, Consistency and Transparency) were essentially adopted, based on an assessment culture that opposes the test culture, adjusted to the needs of curricula committed to the development of skills. The results obtained in this experience made it possible to perceive the challenges involved in the process of self-assessment and peer assessment, both from the students' point of view and from the teacher's point of view, who need to adapt to a scenario in which they cease to be the sole responsible for the assessment and regulation of learning, sharing this responsibility with the other actors involved. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | - |
Relação: dc.relation | https://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/25358 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação alternativa digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aautorregulação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corregulação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação entre pares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoavaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital alternative assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-regulation of learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-regulation of learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peer assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | A autoavaliação e a avaliação entre pares: estudo piloto numa unidade curricular do 2º ciclo do ensino superior em Portugal | - |
Título: dc.title | Self and peer assessment: a pilot study in a 2nd cycle higher education curricular unit in Portugal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: