A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:53:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:53:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1146-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEstágios-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação pedagógica dos professores-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação profissional-
Título: dc.titleA supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.