Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, Luísa | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Alexandra Isabel Derboven Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T16:53:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T16:53:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/1146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1146 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação pedagógica dos professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação profissional | - |
Título: dc.title | A supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: