Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Maria Antonieta | - |
Autor(es): dc.creator | Spilker, Maria João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11459 | - |
Descrição: dc.description | O cenário vivido recentemente com a pandemia colocou novos desafios e rupturas à sociedade, incluindo a educação. Os governos recorreram a medidas extremas como, o estado de emergência. Em Portugal todas as instituições de ensino encerraram. Desse facto emergiu a necessidade de dar continuidade e concluir o ano escolar através da mediação tecnológica. Este capítulo discute e apresenta uma pesquisa em progresso sobre a resposta das instituições de ensino portuguesas e a adoção de alternativas ao ensino tradicional. Esta transição de uma sala de aula presencial para uma sala de aula online conduziu a práticas diversas: desde a adopção de práticas educacionais que constituíam uma réplica do sistema presencial (Remote Learning), a práticas mais suportadas na matriz Educação a Distância (EAD), a modelos híbridos e ainda, modelos de Educação Aberta (EA) e de práticas educacionais abertas (PEA). A pesquisa adopta a metodologia Design-Based Research (DBR) tendo implementado vários ciclos iterativos: entrevistas e grupo focal; design de intervenções por equipa interdisciplinar; desenvolvimento de modelo de formação de professores; avaliação. Este capítulo apresenta os resultados do projeto em progresso e dos modelos desenhados de acordo com a análise no terreno que possibilitaram o apoio à medida às instituições envolvidas através do LE@D, a unidade de pesquisa dedicada à EAD. | - |
Descrição: dc.description | The recent pandemic scenario has posed new challenges and disruptions to society, including education. Governments have resorted to extreme measures such as a state of emergency. In Portugal all educational institutions closed down. From this fact emerged the need to continue and conclude the school year through technological mediation. This chapter discusses and presents a research in progress on the response of Portuguese educational institutions and the adoption of alternatives to traditional teaching. This transition from a face-to-face classroom to an online classroom has led to diverse practices: from the adoption of educational practices that were a replica of the face-to-face system (Remote Learning), to practices more supported in the Distance Education matrix (DL), hybrid models, and also, Open Education (OE) and Open Educational Practices (OAP) models. The research adopts the Design-Based Research methodology, having implemented several cycles: interviews and focus groups; design of interventions by an interdisciplinary team; development of a teacher training model; and evaluation. This chapter presents the results of the project and the models designed according to the field analysis, that enabled tailored support to the institutions involved through LE@D, the research unit dedicated to ODL. | - |
Descrição: dc.description | Este projeto foi apoiado pela FCT por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Pimenta Cultural | - |
Relação: dc.relation | UIDB/04372/2020 | - |
Relação: dc.relation | https://12a44a16-333b-2afc-4c09-a9f4ce61c300.filesusr.com/ugd/18b7cd_f8f3fb8770154b88aa51dcdcb4d6927c.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digitalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educacionais abertas | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::05:Igualdade de Género | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: