Aplicação de dois protótipos para mobile e blended learning no ensino-aprendizagem da(s) história(s) do cinema em Moçambique: um estudo de caso no ensino superior

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBidarra, José-
Autor(es): dc.creatorManhiça, Diana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11450-
Descrição: dc.descriptionA disseminação de artefactos tecnológicos e de recursos online como ferramentas pedagógicas é uma realidade nas salas de aula e nos processos de ensino no mundo desenvolvido. No entanto, a mesma realidade tem tardado a integrar-se em certos contextos económicos e culturais, por motivos vários, apesar da existência de políticas nacionais e outras diretivas. Este relatório descreve a aplicação de dois protótipos de recursos pedagógicos - utilizando TIC, ambientes presenciais e online e dispositivos móveis - para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e a co-construção curricular de uma disciplina de história, num curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual, em Moçambique. Foi utilizado um modelo de trabalho blended learning e recorreu-se a um grupo de trabalho criado na rede social Facebook como meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos de forma colaborativa, a partir da sala de aula. Os protótipos basearam-se em processos de pesquisa bem definidos: 1) o registo audiovisual de entrevistas para criação de uma base de dados do tema histórico e 2) um jogo sério para auto-avaliação e consolidação de conhecimentos.-
Descrição: dc.descriptionThe dissemination of technological artifacts and online resources as pedagogical tools is a reality in classrooms and teaching processes in the developed world. However, the same reality has been slow to integrate into some economic and cultural contexts, for various reasons, despite the existence of national policies and other directives. This report describes the application of two prototypes of pedagogical resources - using ICT, both online and classroom environments and mobile devices - conceived to facilitate the teachinglearning process and the curricular co-construction of a history course, in a graduate Film and Audiovisual course, in Mozambique. A blended learning work model was used, resorting to a work group created on the Facebook social network, as a privileged means to improve the communication, diffusion and sharing of knowledge built in a collaborative way, from within the classroom. The prototypes used well defined research processes for 1) the audiovisual recording of interviews to create a historical thematic database and 2) a serious game for self-evaluation and consolidation of knowledge.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBlearning-
Palavras-chave: dc.subjectMlearning-
Palavras-chave: dc.subjectFlipped classroom-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectArtefactos tecnológicos-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative construction of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological artifacts-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleAplicação de dois protótipos para mobile e blended learning no ensino-aprendizagem da(s) história(s) do cinema em Moçambique: um estudo de caso no ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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