Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Simão, João | - |
Autor(es): dc.creator | Ganhão, Vera Patrícia Lourenço | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11449 | - |
Descrição: dc.description | A indústria automóvel tem um grande impacto em diferentes aspetos da sociedade, nomeadamente a nível das emissões de dióxido de carbono e das atividades filantrópicas desenvolvidas por diversas empresas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar a comunicação da responsabilidade social aos stakeholders na indústria automóvel. Para o estudo, foram utilizados dezasseis relatórios de sustentabilidade de várias empresas automóveis, com recurso à análise de conteúdo e a uma escala de Likert. Dos dezanove temas de responsabilidade social analisados, o mais referido foi a filantropia, seguido do consumo de água. No espectro oposto, encontram-se os temas de uso de terreno, seguido da poluição e da biodiversidade. Além disso, a empresa que representa o maior nível de responsabilidade social é a PSA. Constata-se igualmente uma evidente discrepância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, verificando-se nestes últimos uma diminuição da comunicação de responsabilidade social. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de um aumento da comunicação sobre responsabilidade social na indústria automóvel, comprovada pela pouca quantidade de empresas a apresentarem o tipo de relatório em análise (relatório de sustentabilidade ou equivalente). Neste estudo, ficou ainda bem patente a necessidade de mais empresas utilizarem um maior leque de temas de responsabilidade social. A título de sugestão, estudos futuros poderiam centrar-se na totalidade das empresas automóveis ao longo do tempo, o que permitira analisar a progressão ou regressão da comunicação da responsabilidade social. | - |
Descrição: dc.description | The automotive industry has a major impact on different aspects of society, specifically regarding carbon dioxide emissions and philanthropic activities carried out by different companies. This dissertation therefore aims to analyse how social responsibility is communicated to stakeholders in the automotive industry. Sixteen sustainability reports from various car companies were used for the study, using content analysis and a Likert scale. Out of the nineteen analysed social responsibility topics, the one with the most mentions was Philanthropy, followed by Water Consumption. On the opposite side of the spectrum are the topics of Land Use, followed by Pollution and Biodiversity. In addition, the company representing the highest level of social responsibility is PSA. There is also a clear discrepancy between developed and developing countries, with less social responsibility communications being seen in the latter. The results of the study highlight the need for increased communication about social responsibility in the automotive industry, shown by the low number of companies presenting the analysed type of report (sustainability report or equivalent). This study made it even more apparent that more companies need to use a wider range of social responsibility themes. As a suggestion, future studies could focus on all automotive companies over time, which would allow an analysis of the progression or regression of social responsibility communications. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automóvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stakeholders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automotive industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social responsibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | A comunicação da responsabilidade social das empresas do setor automóvel | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: