Portas que o digital abriu na investigação em educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNobre, Ana-
Autor(es): dc.creatorMouraz, Ana-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Marina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11415-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34627/uab.edel.15-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11415-
Descrição: dc.descriptionO propósito deste livro define-se na intertessitura de duas constatações: a de que o digital tem afetado a Educação e a de que tem afetado a Investigação. Se, por um lado, o digital traz para a educação e para a vida quotidiana novos tempos e lugares, por outro lado abre portas para entrar nesses tempos e lugares, proporcionando ferramentas e instrumentos para neles navegar. Não obstante um acervo considerável de literatura tenha surgido recentemente para dar conta da dinâmica global que traz para a investigação alguma reflexão sobre os efeitos dos recursos metodológicos afetados pelo digital, há alguma escassez de literatura em língua portuguesa. Este livro aborda essa lacuna, explorando os conceitos e as práticas da Investigação em Educação reconfigurados por efeito do digital e de que têm sido obreiros investigadores que pensam e escrevem em português. A obra conta com o contributo de 32 autores portugueses e não só, estando representadas 13 instituições de ensino superior portuguesas, de norte a sul do país, do subsistema universitário e politécnico. As temáticas dos capítulos foram selecionadas para serem representativas de: 1) Aspetos que o digital trouxe para a investigação e seu impacto nas abordagens metodológicas; 2) Uma seleção de estudos centrados em metodologias qualitativas (mas não só), norteados pela questão: “O que é que o digital trouxe de novo a esta forma de produzir ciência em Educação?”. São estes dois eixos que definem o nicho que o livro pretende ocupar, que é o da análise e da crítica dos efeitos que o digital pode acarretar à Investigação em Educação, nomeadamente nos modos como o objeto educativo pode ser investigado e construído.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this book is defined in the interweaving of two findings: that the digital has affected Education and that it has affected Research. If, on the one hand, the digital brings new times and places to education and life in general, on the other hand, it opens doors to come into these times and places, providing tools and instruments to navigate them. Although a considerable body of literature has recently emerged to account for the global dynamic that digital brings to research, the number of papers produced on the topic in the Portuguese language is short. This book addresses this gap, exploring the concepts and practices of Research in Education reconfigured by the effect of the digital and that has been made by researchers who think and write in Portuguese. The work has the contribution of 32 authors, coming from 13 Portuguese higher education institutions, from north to south of the country, and representatives of university and polytechnic subsystem. The themes of the chapters were selected to be representative of: 1) Aspects that the digital brought to the research and its impact on methodological approaches; 2) A selection of studies centered on qualitative methodologies (but not only), guided by the question: “What has the digital brought new to this way of producing science in Education?”. These are the two axes that define the niche that the book intends to fulfill. It concerns the effects that the digital can have on Educational Research, namely in the ways in which the educational object can be investigated and constructed.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de investigação-
Palavras-chave: dc.subjectDigital-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação em educação-
Palavras-chave: dc.subjectResearch methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectEducation research-
Título: dc.titlePortas que o digital abriu na investigação em educação-
Título: dc.titleDoors that digital opened in education research-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.