Comunidades virtuais de aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de estatística aplicada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNunes, Catarina S.-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorVieira, Cristina Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11411-
Descrição: dc.descriptionUm mundo em constante mudança e o surgimento da internet abriram as portas para uma sociedade digital e em rede, na qual surgiram novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É nesses novos cenários que surgem as comunidades virtuais de aprendizagem. Este trabalho investiga a aquisição e o desenvolvimento de competências transversais de aprendizagem em comunidades virtuais orientadas, considerando os estudantes da unidade curricular de Estatística Aplicada do 2º ciclo na Universidade Aberta, onde é proposto um desafio acrescido aos estudantes, nomeadamente quando a indicação passa por trabalharem conceitos da área científica da matemática. Com os estudantes fora da sua área de conforto, as redes sociais e o trabalho colaborativo assumem uma relevância particular. A análise incide nas interações nos fóruns de discussão em sala de aula virtual tendo como referência o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e o modelo Community of Inquiry. Os resultados mostram que o design de ambientes, ancorado nesses modelos e nas comunidades virtuais de aprendizagem, pode ter efeitos positivos no desenvolvimento de competências-chave, como a comunicação, a colaboração, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia. Contudo é necessário continuar a eliminar as barreiras no processo de ensino-aprendizagem (a distância) dos conteúdos pedagógicos da estatística e da matemática-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Título: dc.titleComunidades virtuais de aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de estatística aplicada-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.