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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Nunes, Catarina S. | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cristina Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11411 | - |
Descrição: dc.description | Um mundo em constante mudança e o surgimento da internet abriram as portas para uma sociedade digital e em rede, na qual surgiram novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É nesses novos cenários que surgem as comunidades virtuais de aprendizagem. Este trabalho investiga a aquisição e o desenvolvimento de competências transversais de aprendizagem em comunidades virtuais orientadas, considerando os estudantes da unidade curricular de Estatística Aplicada do 2º ciclo na Universidade Aberta, onde é proposto um desafio acrescido aos estudantes, nomeadamente quando a indicação passa por trabalharem conceitos da área científica da matemática. Com os estudantes fora da sua área de conforto, as redes sociais e o trabalho colaborativo assumem uma relevância particular. A análise incide nas interações nos fóruns de discussão em sala de aula virtual tendo como referência o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e o modelo Community of Inquiry. Os resultados mostram que o design de ambientes, ancorado nesses modelos e nas comunidades virtuais de aprendizagem, pode ter efeitos positivos no desenvolvimento de competências-chave, como a comunicação, a colaboração, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia. Contudo é necessário continuar a eliminar as barreiras no processo de ensino-aprendizagem (a distância) dos conteúdos pedagógicos da estatística e da matemática | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Título: dc.title | Comunidades virtuais de aprendizagem: um caso de estudo na disciplina de estatística aplicada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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