Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ramos, Natália | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Ana Cristina Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11397 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11397 | - |
Descrição: dc.description | A globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Editora Ilustração | - |
Relação: dc.relation | www.editorailustracao.com.br | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Pandemia Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impactos da Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equidade e Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia e Globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade multicultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resiliência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Éducation et pandémie de Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandémie de covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacts du Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apprentissage à distance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pédagogie online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion numérique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Équité et éducation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation des enseignants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technologie et mondialisation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Société multiculturelle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Éducation et interculturalité | - |
Palavras-chave: dc.subject | Université Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Résilience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and the Covid-19 Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacts of Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equity and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology and globalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multicultural society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and interculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resilience | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::03:Saúde de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Desafios da educação a distância em tempos de pandemia | - |
Título: dc.title | Les défis de l'enseignement à distance en temps de pandémie | - |
Título: dc.title | Challenges of distance education in times of pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: