Desafios da educação a distância em tempos de pandemia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRamos, Natália-
Autor(es): dc.creatorLopes, Ana Cristina Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11397-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11397-
Descrição: dc.descriptionA globalização e a crescente multi/interculturalidade das sociedades, o avanço cada vez maior das tecnologias da informação e comunicação e o acesso constante a informação e a conteúdos digitais via Internet, associados ao aumento das interações social, intercultural e profissional de pessoas provenientes de culturas diversas, exigem a aquisição de novas competências académicas, profissionais, pedagógicas, tecnológicas, (inter)culturais e sociais. No primeiro triénio de 2020, o mundo foi confrontado com a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas imediatas e originou desafios, mudanças, crises e tensões, com fortes impactos sociais, económicos, culturais, psicológicos e educacionais. Este problema global de saúde pública veio acentuar as já existentes desigualdades sociais, económicas, educativas e de saúde nas atuais sociedades abertas, interdependentes e transnacionais, agravando as condições socioeconómicas, sanitárias, educacionais e os riscos da população, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, onde se incluem muitos indivíduos e famílias nacionais e migrantes, em situação de precariedade e exclusão social e cultural. Trouxe, sobretudo, grandes desafios à educação e às instituições educativas, colocando em destaque vulnerabilidades e potencialidades da comunidade educativa, das metodologias e práticas educacionais e docentes, da educação a distância, das atitudes dos estudantes e das dificuldades de acesso e domínio dos meios tecnológicos. Colocou igualmente em relevo a necessidade de formação ao nível das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo dos professores, e de repensar novas políticas, metodologias e práxis educativas. O século XXI e, em particular, contextos complexos e adversos de educação, como os que vivemos atualmente, exigem políticas, pedagogias e metodologias abertas, dinâmicas e flexíveis, integrando a diversidade de contextos, de espaços e de culturas; o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, assentes em perspetivas interdisciplinares e novas tecnologias comunicacionais; e a implementação de mudanças metodológicas, conceptuais e tecnológicas. O contexto de pandemia e o seu impacto na educação poderão ser também analisados como uma oportunidade de reflexão, aprendizagem, mudança e evolução, sobretudo do ensino superior em Portugal, nomeadamente ao nível do ensino a distância, desenvolvendo modelos pedagógicos integrados e sustentáveis e que melhor se adaptem às realidades e objetivos das instituições educativas e promovam a qualidade, a inovação e a equidade. Poderemos ter um mundo mais rico e uma educação mais inclusiva, global e sustentável se instituições e professores estiverem mais capacitados para o desenvolvimento educacional, individual, grupal, social, (inter)cultural e tecnológico.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Ilustração-
Relação: dc.relationwww.editorailustracao.com.br-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Pandemia Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectImpactos da Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia online-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectEquidade e Educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia e Globalização-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade multicultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Interculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectResiliência-
Palavras-chave: dc.subjectÉducation et pandémie de Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectPandémie de covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectImpacts du Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectApprentissage à distance-
Palavras-chave: dc.subjectPédagogie online-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion numérique-
Palavras-chave: dc.subjectÉquité et éducation-
Palavras-chave: dc.subjectFormation des enseignants-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologie et mondialisation-
Palavras-chave: dc.subjectSociété multiculturelle-
Palavras-chave: dc.subjectÉducation et interculturalité-
Palavras-chave: dc.subjectUniversité Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectRésilience-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and the Covid-19 Pandemic-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19 pandemic-
Palavras-chave: dc.subjectImpacts of Covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectOnline pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectDigital inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectEquity and education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology and globalization-
Palavras-chave: dc.subjectMulticultural society-
Palavras-chave: dc.subjectEducation and interculturality-
Palavras-chave: dc.subjectOpen University-
Palavras-chave: dc.subjectResilience-
Palavras-chave: dc.subjectODS::03:Saúde de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleDesafios da educação a distância em tempos de pandemia-
Título: dc.titleLes défis de l'enseignement à distance en temps de pandémie-
Título: dc.titleChallenges of distance education in times of pandemic-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.