O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPires, Maria José-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11376-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11376-
Descrição: dc.descriptionCongresso realizado no Instituto Politécnico da Guarda de 30 de Junho a 2 de Julho de 2011.-
Descrição: dc.descriptionFace às mudanças impulsionadas pela sociedade do conhecimento e da globalização, é exigida uma nova postura, uma melhoria no serviço público prestado, através da capacidade de intervenção do órgão de gestão e administração – o director, sujeito não apenas de maior autonomia, mas também de maior responsabilidade individual expressa pelo conceito de prestação de contas ou accountability. Esta autonomia deve corresponder a maior responsabilização, que se exprime na auto-organização da escola, na criação de estruturas operacionais, de coordenação e supervisão pedagógica que funcione em condições de equidade e qualidade. São necessárias pessoas que ponham as ideias em prática, que construam um ideário que se concretize num projecto para a escola, pois entramos numa “nova era” mais exigente que no passado. Perante a diversidade de desafios e tarefas que se prevêem, é de um bom desempenho que a escola necessita (Decreto-Lei n.º 75/2008). A presente comunicação expõe parcialmente os resultados de uma dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, em fase de conclusão, sobre o conhecimento da acção dos directores de escolas públicas do ensino básico e secundário em Portugal, caracterizando a forma como desempenham os seus cargos, identificando as suas formas de dirigir, avaliando os impactos organizacionais daí decorrentes e a influência que esta multiplicidade de factores exerce na relação com os docentes e a comunidade educativa mas também a forma como utilizam a autonomia de que dispõem. Os resultados agora apresentados decorrem da aplicação de um inquérito por questionário a (n=120) docentes de duas escolas com ensino básico e secundário, assim como entrevistas a (n=2) directores com vista a analisar as percepções sobre a gestão e autonomia das escolas.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto-
Relação: dc.relationhttp://www.ipg.pt/11congresso-spce/atas_SPCE2011_volume3.pdf-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleO percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.