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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Pires, Maria José | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11376 | - |
Descrição: dc.description | Congresso realizado no Instituto Politécnico da Guarda de 30 de Junho a 2 de Julho de 2011. | - |
Descrição: dc.description | Face às mudanças impulsionadas pela sociedade do conhecimento e da globalização, é exigida uma nova postura, uma melhoria no serviço público prestado, através da capacidade de intervenção do órgão de gestão e administração – o director, sujeito não apenas de maior autonomia, mas também de maior responsabilidade individual expressa pelo conceito de prestação de contas ou accountability. Esta autonomia deve corresponder a maior responsabilização, que se exprime na auto-organização da escola, na criação de estruturas operacionais, de coordenação e supervisão pedagógica que funcione em condições de equidade e qualidade. São necessárias pessoas que ponham as ideias em prática, que construam um ideário que se concretize num projecto para a escola, pois entramos numa “nova era” mais exigente que no passado. Perante a diversidade de desafios e tarefas que se prevêem, é de um bom desempenho que a escola necessita (Decreto-Lei n.º 75/2008). A presente comunicação expõe parcialmente os resultados de uma dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, em fase de conclusão, sobre o conhecimento da acção dos directores de escolas públicas do ensino básico e secundário em Portugal, caracterizando a forma como desempenham os seus cargos, identificando as suas formas de dirigir, avaliando os impactos organizacionais daí decorrentes e a influência que esta multiplicidade de factores exerce na relação com os docentes e a comunidade educativa mas também a forma como utilizam a autonomia de que dispõem. Os resultados agora apresentados decorrem da aplicação de um inquérito por questionário a (n=120) docentes de duas escolas com ensino básico e secundário, assim como entrevistas a (n=2) directores com vista a analisar as percepções sobre a gestão e autonomia das escolas. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto Politécnico da Guarda. Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto | - |
Relação: dc.relation | http://www.ipg.pt/11congresso-spce/atas_SPCE2011_volume3.pdf | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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