A retórica na ficção: a construção da personagem em diálogos de cinco escritores humanistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Isabel de Barros-
Autor(es): dc.contributorPadeira, Ana Rita Soveral-
Autor(es): dc.creatorAntunes, Roberto Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11371-
Descrição: dc.descriptionOs diálogos de cinco humanistas portugueses (Ropicapnefma de João de Barros, Diálogos em Roma de Francisco de Holanda, Imagem da Vida Cristã de frei Heitor Pinto, Diálogos de frei Amador Arraiz e o primeiro e o segundo diálogos Do Soldado Prático de Diogo do Couto) são estudados na presente tese de doutoramento sob a perspetiva narrativa, nomeadamente a da construção das personagens. São também analisados os aspetos conversacionais e retóricos, a partir do pressuposto, porém, que estes elementos integram a dimensão ficcional onde transcorre o enredo dialógico. Deste ponto de vista, os interlocutores dos colóquios não se pronunciam como porta-vozes do autor empírico da obra: trata-se de figuras que, por meio de ações discursivas praticadas alternadamente, estão habilitadas a persuadir e a ser persuadidas pelas demais, comportando-se de acordo com a sua personalidade própria. Constatou-se que o procedimento metodológico sucintamernte descrito acima oferece contributos objetivos para questões que, tradicionalmente, vêm sendo levantadas pela crítica a respeito das obras do corpus desta tese. Além disto, como a narração está associada ao delectare, o qual, unido ao docere, constitui o objetivo do diálogo literário, a ênfase nas ações e transformações das personagens pode constituir também a base teórica para definir estratégias de divulgação ampla das obras estudadas, visando um público menos restrito do que o formado por investigadores e estudantes universitários. Os diálogos de Platão e Cícero eram a grande referência estilística, retórica e filosófica para a intelectualidade do Humanismo; os diálogos portugueses, além de revelarem os contrastes ideológicos existentes no reino durante o século XVI, chegaram, no caso dos de frei Heitor Pinto, a ser copiosamente publicados e lidos naquela época. A posição periférica ocupada atualmente pelos textos deste género no cânone literário deve, portanto, ser revista, sendo que compreender o sentido da voz das personagens é o caminho aqui apontado como condição essencial para que tal ocorra.-
Descrição: dc.descriptionThe dialogues of five Portuguese Humanist writers (Ropicapnefma by João de Barros, Diálogos em Roma by Francisco de Holanda, Imagem da Vida Cristã by Friar Heitor Pinto, Diálogos by Friar Amador Arraiz and the first and the second Diogo do Couto’s dialogues Do Soldado Prático) are studied in the present doctoral thesis from a narrative perspective, namely that of the construction of the characters. Conversational and rhetorical aspects are also analyzed, based on the assumption, however, that these elements integrate the fictional dimension where the dialogic plot takes place. From this point of view, the interlocutors of the colloquiums do not speak as spokespersons for the empirical author of the work: they are characters who, through discursive actions practiced alternately, are able to persuade and be persuaded by others, behaving according to their own personality. The methodological procedure briefly described above seems to offer objective contributions to issues that, traditionally, have been raised by critics regarding the works included in the corpus of this thesis. Furthermore, as the narration is associated with the delectare, which, together with the docere, constitutes the purpose of the literary dialogue, the emphasis on the actions and transformations of the characters can also constitute the theoretical basis for defining strategies for a wide dissemination of the studied works, aiming at a less restricted audience, other than researchers and university students. The dialogues of Plato and Cicero were the great stylistic, rhetorical and philosophical reference for the intellectuals of the Humanist period; Portuguese dialogues, in addition to revealing the ideological contrasts that existed in the kingdom during the sixteenth century, namely in the case of Friar Heitor Pinto, have been copiously published and read at that time. The peripheral position currently occupied by texts of this kind in the literary canon must, therefore, be revised, and the understanding of the meaning of the characters' voice is the path pointed out here as an essential condition for this to occur.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogos-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectRetórica-
Palavras-chave: dc.subjectHumanismo-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XVI-
Palavras-chave: dc.subjectJoão de Barros, 1881-1960-
Palavras-chave: dc.subjectFrancisco de Holanda, 1517-1584-
Palavras-chave: dc.subjectHeitor Pinto, 1528?-1584? O.S.J.-
Palavras-chave: dc.subjectAmador Arraiz, 1530?-1600-
Palavras-chave: dc.subjectDiogo do Couto, 1542-1616-
Palavras-chave: dc.subjectDialogue-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative-
Palavras-chave: dc.subjectRhetoric-
Palavras-chave: dc.subjectHumanism-
Palavras-chave: dc.subject16th Century-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleA retórica na ficção: a construção da personagem em diálogos de cinco escritores humanistas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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