Inovação pedagógica em escolas de educação básica da rede pública de ensino do distrito federal – Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorJesus, José Sérgio de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Catarina Fontoura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11359-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11359-
Descrição: dc.descriptionTrata-se da Dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Educacional que aborda o tema inovação pedagógica, com a análise empírica nas escolas públicas do Distrito Federal brasileiro, buscando responder à seguinte questão: Como ocorre a inovação pedagógica em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal? Tem como objetivo geral analisar a implementação de projetos pedagógicos inovadores na Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. O trabalho está estruturado inicialmente com o seu enquadramento geral que permite a contextualização do tema, questões de investigação, objetivos e a sua justificação. Em um segundo momento, é realizado o enquadramento teórico, com a discussão dos constructos: escola tradicional, inovação pedagógica e modelos pedagógicos, que sustentam e fundamentam o trabalho de campo. O percurso metodológico é descrito sob uma perspectiva qualitativa da investigação, tendo em vista que foi realizada a análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas públicas do Distrito Federal consideradas inovadoras pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e recolhidos dados por meio de entrevistas com as diretoras e coordenadora pedagógicas. Os dados gerados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os Projetos Político-Pedagógicos foram fruto de uma construção coletiva que culminou na eleição da gestão das escolas para implementação de um modelo pedagógico inovador, estruturado a partir de uma comunidade de aprendizagem. A percepção das gestoras aponta que o processo de implementação das ações pedagógicas inovadoras se encontra em estágio avançado em ambas as escolas e que os dispositivos pedagógicos propostos no projeto estão implantados, em sua maioria, e presentes no cotidiano escolar e na cultura organizacional. A participação dos atores sociais é efetiva no processo decisório e há uma prática coletiva no fortalecimento da missão e valores propostos para as escolas. Conclui-se que a comunidade de aprendizagem possui efetividade e que houve avanços consideráveis a partir da implementação do novo modelo pedagógico. Para pesquisas futuras, percebe-se a necessidade de ampliar a recolha de dados com outros membros da comunidade escolar como pais, alunos e parceiros, bem como estender a investigação para um número maior de escolas.-
Descrição: dc.descriptionThis is the Master's Dissertation in Educational Administration and Management that addresses the topic of pedagogical innovation, with empirical analysis in public schools in the Brazilian Federal District, seeking to answer the following question: How does pedagogical innovation occur in Basic Education schools in the teaching in the Federal District? Its general objective is to analyze the implementation of innovative pedagogical projects in Basic Education in the Public Network of the Federal District. The work is initially structured with its general framework that allows the contextualization of the theme, research questions, objectives and its justification. In a second moment, the theoretical framework is carried out, with the discussion of constructs: traditional school, pedagogical innovation and pedagogical models, which support and support the fieldwork. The methodological path is described from a qualitative perspective of the investigation, considering that a document analysis of the Political-Pedagogical Projects of two public schools in the Federal District considered innovative by the Department of Education of the Federal District was carried out, and data was collected through interviews with the directors and pedagogical coordinator. The generated data were interpreted through content analysis. The results showed that the Political-Pedagogical Projects are the result of a collective construction that culminated in the election of school management to implement an innovative pedagogical model, structured from a learning community. The perception of the administrators points out that the process of implementing innovative pedagogical actions is at an advanced stage in both schools and that the pedagogical devices proposed in the project are implemented, for the most part, and present in everyday school life and organizational culture. The participation of social actors is effective in the decision-making process and there is a collective practice in strengthening the mission and values proposed for schools. It is concluded that the learning community is effective and that there have been considerable advances since the implementation of the new pedagogical model. For future research, there is a need to expand data collection with other members of the school community such as parents, students and partners, as well as extend the investigation to a larger number of schools.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInovação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectModelos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto político-pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical innovation-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical model-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical-pedagogical project-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleInovação pedagógica em escolas de educação básica da rede pública de ensino do distrito federal – Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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