Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Pestana, Filomena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11348 | - |
Descrição: dc.description | Produção científica Integrada no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta. | - |
Descrição: dc.description | No contexto da sociedade globalizada, as tecnologias da informação e comunicação dão corpo à cibercultura e, mais concretamente, permitem promover a inteligência coletiva. Tais dinâmicas estão presentes em muitos eixos da atividade humana, nomeadamente na educação, incluindo na educação aberta. Assim, e posicionando-nos neste eixo, refletimos sobre o impacto das tecnologias nos sistemas educativos, em particular no contexto dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o efeito, consideramos uma tecnologia educacional em rede específica – a Wikipédia –, explorando o seu potencial, quer enquanto resultado da sabedoria das multidões, quer como uma comunidade de prática. E, da integração curricular que temos vindo a fazer desta enciclopédia, exemplo paradigmático da Web 2.0, salienta-se que por via da COVID-19, na atualidade, adquire uma outra dimensão no campo educativo, seja totalmente a distância ou na modalidade de blended learning. | - |
Descrição: dc.description | In the context of a globalized society, information and communication technologies embody cyberculture and, more specifically, allow the promotion of collective intelligence. Such dynamics are present in many axes of human activity, namely in education, including open education. Thus, and assuming that axis, we reflect on the impact of technologies on educational systems, particularly in the context of virtual learning environments. To that end, we consider a specific networked educational technology – Wikipedia –, exploring its potential both as a result of the wisdom of the crowds and as a community of practice. And, from the curricular integration we have been considering of this encyclopedia, a paradigmatic example of Web 2.0, it is noteworthy that, because of COVID-19, currently, it acquires a different dimension in the educational field, whether entirely at a distance or in the blended learning modality. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista UFG | - |
Relação: dc.relation | https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70044 | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias educacionais em rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collective intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual learning environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Networked educational technologies | - |
Título: dc.title | As TIC como ambientes virtuais abertos de aprendizagem na sociedade em rede | - |
Título: dc.title | ICT as open virtual learning environments in the networked society | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: