Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Madalena | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Isabel de Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11345 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11345 | - |
Descrição: dc.description | Poster científico apresentado à 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (Formato híbrido), 13-15 de outubro de 2021 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades educativas especiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositório Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: