Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Madalena-
Autor(es): dc.creatorDias, Isabel de Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11345-
Descrição: dc.descriptionPoster científico apresentado à 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (Formato híbrido), 13-15 de outubro de 2021-
Descrição: dc.descriptionO trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à informação-
Palavras-chave: dc.subjectNecessidades educativas especiais-
Palavras-chave: dc.subjectRepositório Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Aberta-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titlePotenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório Institucional-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.