eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitárias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmante, Lúcia-
Autor(es): dc.creatorVieira, Teresa Maria Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11275-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11275-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo investigar a adequação da formação na modalidade eLearning na formação contínua de professores de contextos desfavorecidos, tendo em vista potenciar as possibilidades de formação nestes contextos. Inserido neste objetivo, destaca-se a conceção e implementação de um curso delineado e administrado nesta modalidade, a professores de escolas carenciadas de bairros da periferia da capital de Angola, Luanda. Considerando o novo paradigma educacional, impulsionado pela sociedade em rede, procurou-se compreender as potencialidades do eLearning para a formação continua destes profissionais, através da análise e avaliação da implementação deste curso. No enquadramento teórico falamos das alterações provocadas pela sociedade em rede no paradigma educacional, designadamente a emergência da formação na modalidade eLearning e realizamos ainda um percurso histórico sobre a formação de professores em Angola, procurando conhecer a realidade de quadros semelhantes ao dos professores pertencentes à Associação de Escolas Comunitárias de Luanda. No plano metodológico, adotámos instrumentos de natureza qualitativa na fase de diagnóstico, designadamente a entrevista, e na fase de avaliação além da observação participante realizada durante a implementação do projeto, concebemos um questionário fechado, que aplicámos ao conjunto dos formandos, tendo usado a estatística descritiva na sua análise. No seguimento, tentamos clarificar a possível contribuição da pedagogia do eLearning, em consonância com objetivo principal do presente projeto. Procuramos também identificar constrangimentos aos mais diversos níveis, destacando-se os custos associados, o nível de acesso a dispositivos que permitissem o ingresso na plataforma, o acesso à internet, o nível de literacia digital destes professores, bem como, por outro lado, procurámos identificar os pontos fortes dos quais se poderia tirar partido. Do desenvolvimento do presente projeto ressaltou que o curso delineado despertou o interesse e a motivação do público-alvo, contribuiu para o aperfeiçoamento de práticas, bem como alcançou o reconhecimento dos participantes, no que se refere às potencialidades do eLearning, no âmbito da sua formação contínua. Todavia, tomámos consciência de algumas condicionantes que dificultaram um maior aproveitamento desta formação. Torna-se assim necessário conhecer bem o contexto e as características do público alvo, para poderem ser contornadas ou minoradas algumas dificuldades, designadamente questões de literacia digital. Surge assim a possibilidade de, em oportunidades futuras se optar por uma formação híbrida, que junte momentos presenciais a períodos de trabalho online, permitindo potenciar a eficácia geral da formação.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to investigate the adequacy of training in the eLearning modality in the continuous training of teachers from disadvantaged contexts, in order to enhance the possibilities of training in these contexts. Inserted in this objective, the conception and implementation of a course designed and administered in this modality, to teachers from needy schools in neighborhoods on the periphery of the capital of Angola, Luanda, stands out. Considering the new educational paradigm, driven by the network society, we sought to understand the potential of eLearning for the continuing education of these professionals, through the analysis and evaluation of the implementation of this course. In the theoretical framework, we talk about the changes brought about by the network society in the educational paradigm, namely the emergence of training in the eLearning modality and we also carry out a historical path about the training of teachers in Angola, seeking to know the reality of staff similar to the teachers belonging to the Association of Luanda Community Schools. In terms of methodology, we adopted qualitative instruments in the diagnosis phase, namely the interview, and in the evaluation phase, in addition to the participant observation carried out during the project implementation, we designed a closed questionnaire, which we applied to all trainees, using statistics descriptive in its analysis.In the follow-up, we try to clarify the possible contribution of eLearning pedagogy, in line with the main objective of this project. We also seek to identify constraints at the most diverse levels, highlighting the associated costs, the level of access to devices that allow access to the platform, access to the internet, the level of digital literacy of these teachers, as well as, on the other hand, we sought identify the strengths that could be taken advantage of. From the development of this project, he highlighted that the course designed aroused the interest and motivation of the target audience, contributed to the improvement of practices, as well as achieved the recognition of the participants, with regard to the potential of eLearning, within the scope of their training. to be continued. However, we became aware of some constraints that made it more difficult to take advantage of this training. It is therefore necessary to know the context and characteristics of the target audience well, so that some difficulties can be circumvented or alleviated, namely issues of digital literacy. Thus, the possibility arises, in future opportunities, to choose a hybrid training, which combines face-toface moments with periods of online work, allowing to enhance the general effectiveness of the training.-
Descrição: dc.descriptionA investigação realizada no âmbito deste projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas Comunitárias de Luanda-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade em rede-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia digital-
Palavras-chave: dc.subjectContextos carenciados-
Palavras-chave: dc.subjectLuanda-
Palavras-chave: dc.subjectAngola-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas-
Título: dc.titleeLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitárias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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