Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jacquinet, Marc | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, João Relvão | - |
Autor(es): dc.creator | Curado, Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:09:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:09:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11270 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11270 | - |
Descrição: dc.description | EAEPE 2007. Conferência realizada no Porto, de 2-5 de novembro de 2007. | - |
Descrição: dc.description | The higher education system in Europe is currently under stress and the debates over its reform and future are gaining momentum. Now that, for most countries, we are in a time for change, in the overall society and the whole education system, the legal and political dimensions have gained prominence, which has not been followed by a more integrative approach of the problem of order, its reform and the issue of regulation, beyond the typical static and classical cost-benefit analyses. The two classical approaches for studying (and for designing the policy measures of) the problem of the reform of the higher education system - the cost-benefit analysis and the legal scholarship description - have to be integrated. This is the argument of our paper that the very integration of economic and legal approaches, what Warren Samuels called the legal-economic nexus, is meaningful and necessary, especially if we want to address the problem of order (as formulated by Joseph Spengler) and the overall regulation of the system. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Marc M. Jacquinet | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem or order | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legal framework | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes | - |
Título: dc.title | Legal and political regulation of higher education in Portugal: an evolutionary perspective on the current policy issues and the problem of order | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: