Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFerrão, Eduardo-
Autor(es): dc.creatorBidarra, José-
Autor(es): dc.creatorRocio, Vitor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11234-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11234-
Descrição: dc.descriptionO cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectCursos online-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de requisitos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Título: dc.titleRequisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.