Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferrão, Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Bidarra, José | - |
Autor(es): dc.creator | Rocio, Vitor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11234 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11234 | - |
Descrição: dc.description | O cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cursos online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de requisitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: