Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morgado, Lina | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Angélica | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11216 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11216 | - |
Descrição: dc.description | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020 | - |
Descrição: dc.description | As tecnologias de informação e comunicação tornaram-se parte integrante da sociedade, e os modos de sua utilização são vitais para nós, cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, trabalho, social, cultural, educacional. No que concerne o uso das tecnologias de informação e comunicação na área da educação, especificamente na formação de tutores para atuarem no universo dos cursos a distância, estas são consideradas potentes, no processo ensino-aprendizagem nestas formações. Para o tutor em processo de formação, a integração e criação de cenários apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, fundamentados em estratégias pedagógicas adequadas podem configurar-se como estratégias/dispositivos inovadoras do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. O objetivo do projeto é o de identificar, descrever, avaliar e propor recomendações para o uso de estratégias pedagógicas inovadoras com uso das tecnologias emergentes concernentes aos modelos pedagógicos adotados em dois cursos de sistemas de educação a distância: Curso 1) Curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Curso 2) Curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal. A necessidade de determinar quais as metodologias e estratégias pedagógicas mais adequadas e eficazes na formação dos diferentes agentes educativos (tutores e professores em especial) para a utilização regular das tecnologias de informação e comunicação através de estratégias pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, como também em diferentes aspetos da vida e da gestão da instituição possibilita novos modos de ensinar e aprender, ao longo dos processos de formação inicial e contínua. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | UIDB/04372/2020 | - |
Relação: dc.relation | UIDP/04372/2020 | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tutoria a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos de formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::03:Saúde de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::05:Igualdade de Género | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal | - |
Título: dc.title | Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: