Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorgado, Lina-
Autor(es): dc.creatorCosta, Angélica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11216-
Descrição: dc.descriptionFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020-
Descrição: dc.descriptionAs tecnologias de informação e comunicação tornaram-se parte integrante da sociedade, e os modos de sua utilização são vitais para nós, cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, trabalho, social, cultural, educacional. No que concerne o uso das tecnologias de informação e comunicação na área da educação, especificamente na formação de tutores para atuarem no universo dos cursos a distância, estas são consideradas potentes, no processo ensino-aprendizagem nestas formações. Para o tutor em processo de formação, a integração e criação de cenários apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, fundamentados em estratégias pedagógicas adequadas podem configurar-se como estratégias/dispositivos inovadoras do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. O objetivo do projeto é o de identificar, descrever, avaliar e propor recomendações para o uso de estratégias pedagógicas inovadoras com uso das tecnologias emergentes concernentes aos modelos pedagógicos adotados em dois cursos de sistemas de educação a distância: Curso 1) Curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Curso 2) Curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal. A necessidade de determinar quais as metodologias e estratégias pedagógicas mais adequadas e eficazes na formação dos diferentes agentes educativos (tutores e professores em especial) para a utilização regular das tecnologias de informação e comunicação através de estratégias pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, como também em diferentes aspetos da vida e da gestão da instituição possibilita novos modos de ensinar e aprender, ao longo dos processos de formação inicial e contínua.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationUIDB/04372/2020-
Relação: dc.relationUIDP/04372/2020-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDocência a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTutoria a distância-
Palavras-chave: dc.subjectModelos de formação-
Palavras-chave: dc.subjectInovação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectODS::03:Saúde de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectODS::05:Igualdade de Género-
Palavras-chave: dc.subjectODS::10:Reduzir as Desigualdades-
Título: dc.titleModelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal-
Título: dc.titleRelatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.