Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, J. António-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Ariston Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-15T14:10:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-15T14:10:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/11215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11215-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos.-
Descrição: dc.descriptionFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/draft-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationUIDB/04372/2020-
Relação: dc.relationUIDP/04372/2020-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo-
Palavras-chave: dc.subjectTPACK-
Palavras-chave: dc.subjectEducação digital-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectODS::04:Educação de Qualidade-
Título: dc.titleConhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil)-
Título: dc.titleRelatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.