Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moreira, J. António | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Ariston Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11215 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo é analisar os resultados alcançados na avaliação do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), com professores do magistério superior. O artigo analisa o modelo teórico TPACK, que delineia os conhecimentos necessários para a prática docente, apoiando-se no entrelaçamento em três eixos de saberes, isto é, os conhecimentos pedagógicos, conhecimentos tecnológicos e os conhecimentos dos conteúdos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, tendo-se como procedimento de coleta de dados um levantamento, utilizando-se um questionário online com 47 questões. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória simples de 105 professores voluntários, atuantes no magistério superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A amostra apresentou predomínio de doutores (68,1%); média ponderada de 42,3 anos e 7,6 anos de experiência no ensino superior. Os resultados apontaram um escore geral “moderado” para o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), sendo “bom” no eixo do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e “moderado” nos eixos Conhecimento Tecnológico do Conteúdo e Conhecimento Pedagógico da Tecnologia. O estudo conclui apontando oportunidades de melhorias na infraestrutura tecnológica da instituição e na formação continuada dos docentes investigados, visando o aprimoramento de competências digitais que lhes auxiliem na condução pedagógica dos conteúdos. | - |
Descrição: dc.description | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020 | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/draft | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | UIDB/04372/2020 | - |
Relação: dc.relation | UIDP/04372/2020 | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | TPACK | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Título: dc.title | Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK): o que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil) | - |
Título: dc.title | Relatório do Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: