Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Abrantes, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Aníbal, Alexandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11209 | - |
Descrição: dc.description | Basados en una tesis de doctorado y en un proyecto de post-doctorado en este tema, los dos autores describen y analizan el programa de reconocimiento, validación y certificación de competencias experienciales (RVCC) desarrollado en Portugal, en la primera década del siglo XXI, permitiendo la mejora de los niveles educativos de más de un 5% de la población. El primer apartado debate los fundamentos teóricos y metodológicos del modelo innovador que se ha creado para la educación y acreditación de adultos. En el segundo, se detallan los agentes, etapas y dinámicas del proceso de RVCC. El tercero sintetiza las principales evaluaciones nacionales del programa que se han llevado a cabo. Y el cuarto apartado subraya algunos resultados de investigaciones cualitativas recientes de los autores sobre las dinámicas sociales generadas por el programa. En la conclusión, se reflexiona sobre los logros y fracasos del programa, proponiendo algunas pautas para futuros planteamientos en este campo. | - |
Descrição: dc.description | Based on a PhD thesis and a post-doc project focused on this topic, the authors describe and analyse the programme of skills recognition, validation and certification, as it was developed in Portugal during the first decade of the 21st century, enabling the qualification of more than 5% of the active population. In the first section, this innovative theoretical and methodological framework for adult education and certification is discussed. Secondly, main agents, stages and dynamics of this process are sketched. In a third section, the main results of the programme’s national evaluations are synthetized. And in the fourth one, key social dynamics observed through qualitative research are underlined. In the conclusions, programme’s achievements and failures are systematized and some remarks for future interventions in this field are sketched. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F63608%2F2009/PT | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competencias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descalificación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integración social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexividad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competences | - |
Palavras-chave: dc.subject | De-qualification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::04:Educação de Qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | Reconocimiento de competencias experienciales de adultos, en Portugal (2001-2011): hallazgos y debilidades | - |
Título: dc.title | Recognition of adults´ experimential competences, in Portugal (2001-2011): achievements and weaknesses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: