Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Abrantes, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:10:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-15T14:10:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/11201 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/11201 | - |
Descrição: dc.description | O artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo. | - |
Descrição: dc.description | A biographical perspective on socialization processes is developed in this paper, discussing classic and recent theories in the Social Sciences, in the light of an analysis of 53 Portuguese workers’ autobiographies, carried out under an innovative adult education program. After a theoretical and methodological discussion, in dialogue with recent advances in neuroscience, a concept of socialization is sketched, which is organized in three distinct – although articulated – levels: emotional, practical and refl ective | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F63608%2F2009/PT | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método biográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflexividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biographical method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reflectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | ODS::10:Reduzir as Desigualdades | - |
Título: dc.title | De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias | - |
Título: dc.title | On how we write life and life is inscribed in us: a study of socialization through the analysis of autobiographies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: